Pseudo-organizadores prévios como recursos instrucionais no ensino de Física.

Título
Pseudo-organizadores prévios como recursos instrucionais no ensino de Física.
Autor
Célia Maria Soares Gomes de Souza
Orientação
Marco Antônio Moreira
Instituição
UFRGS
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Ano
1980
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Estuda o efeito da utilização de pseudo-organizadores prévios definidos a partir do conceito de organizador prévio, tal como proposto por Ausubel, na aprendizagem de Física em nível universitário básico. Realiza três experimentos, dois conduzidos com alunos de Engenharia, pelo método Keller, e um com alunos também de Engenharia, pelo método tradicional de aulas expositivas. O conteúdo dos experimentos versou sobre eletricidade, magnetismo e termodinâmica. Como resultados, não nota diferença significativa na aprendizagem entre os diferentes grupos. Em termos de utilidade dos pseudo-organizadores prévios, como elementos facilitadores da aprendizagem, a opinião dos alunos foi altamente favorável.
Palavras Chave
ensino de física; pseudo-organizadores; Ausubel.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método