Ciência e pedagogia científica: um estudo das práticas acadêmicas no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro .

Título
Ciência e pedagogia científica: um estudo das práticas acadêmicas no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro .
Autor
Guaracira Gouvêia de Souza
Orientação
Ana Maria Baeta
Instituição
FGV
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Estudos Avançados em Educação
Ano
1985
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Estuda a realidade acadêmica do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Verifica que há no Instituto um profundo desinteresse pelo ensino; ali, a educação científica é uma atividade de rotina, burocratizada, baseada na repetição de textos de manuais, severamente criticados pelo seu caráter simplificador dos conceitos e da própria visão de ciência. A prática, assim conduzida, vem se repetindo ao longo dos anos, formando professores reprodutores e pesquisadores de ciência normal. Analisa a ciência e a pedagogia científica, suportes teóricos das práticas realizadas no Instituto, explicitando a concepção de ciência que fundamenta as formas de ensinar e pesquisar. Estes subsídios, juntamente com algumas concepções de filosofia da ciência relevantes na atualidade, como as de Bachelard e Kuhn, indicam caminhos para a elaboração de uma nova pedagogia que se contrapõe à vigente no Instituto.
Palavras Chave
Instituto de Física; Universidade Federal do Rio de Janeiro; desinteresse; ciência; pedagogia.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Currículos e Programas