Mapeamento do conteúdo e mapeamento cognitivo: um estudo comparativo envolvendo duas abordagens à organização do conteúdo.

Título
Mapeamento do conteúdo e mapeamento cognitivo: um estudo comparativo envolvendo duas abordagens à organização do conteúdo.
Autor
Helson Ferreira de Souza
Orientação
Marco Antônio Moreira
Instituição
UFRGS
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Ano
1981
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Analisa o efeito de duas diferentes abordagens ao conteúdo de Eletricidade e Magnetismo na estrutura cognitiva dos alunos. Uma delas baseia-se na teoria de aprendizagem de Ausubel, enquanto a outra segue o livro-texto de Halliday & Resnick. A população-alvo é composta por duas turmas de estudantes de Engenharia, ambas matriculadas na disciplina de Física II do Departamento de Física da UFRGS. Recorre tanto ao mapeamento do conteúdo, utilizando a teoria dos dígrafos e a análise multidimensional, quanto ao mapeamento cognitivo dos alunos, antes e depois da instrução, através de testes de associação de conceitos e da análise multidimensional. Os resultados revelam uma nítida diferença na estrutura conceitual das duas abordagens. Entretanto, a julgar pelo mapeamento cognitivo após a instrução, esta diferença parece não ter produzido um efeito diferencial na aprendizagem dos alunos.
Palavras Chave
Eletrecidade; Magnetismo; mapeamento cognitivo.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método, Formação de Conceitos