Supletivo individualizado: possibilidades, equívocos e limites no ensino de Ciências.
Título
Supletivo individualizado: possibilidades, equívocos e limites no ensino de Ciências.
Supletivo individualizado: possibilidades, equívocos e limites no ensino de Ciências.
Autor
Suzani Cassiani de Souza
Suzani Cassiani de Souza
Orientação
Maria José Pereira Monteiro de Almeida
Maria José Pereira Monteiro de Almeida
Instituição
UNICAMP
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1995
1995
Cidade / UF
Campinas/SP
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Descreve o supletivo destinado a funcionários da UNICAMP e trabalhadores da região de Campinas. Nesse curso, o ensino é individualizado, propiciando uma opção de estudo para trabalhadores com revezamento de turno e adolescentes não adaptados ao ensino regular. A autora objetiva, na qualidade de professora-pesquisadora, compreender a dinâmica das relações professor-aluno, aluno-material didático e como atuam suas concepções no ensino de Ciências, quando da proposta de superar características comportamentalistas do curso. Entre as mudanças propostas estavam a reformulação de provas, a inclusão de textos nos módulos com assuntos atualizados e aulas práticas grupais em alguns momentos. Discute o resultado dessas modificações servindo-se de elementos da pesquisa dialética, como também entrevistas informais com alunos, registros diários de ocorrências, análise do material didático produzido ou não pelos professores de Ciências e utilizados pelos alunos, inclusive as avaliações escritas. Encontra algumas possibilidades no ensino individual, como as interações ocorridas que promovem situações de aprendizagem, assim como alguns limites, como a flexibilidade de horário muito ampla que pode desmotivar a permanência de alunos na escola ou os equívocos que foram feitos quando se promoveram espaços abertos nas provas aos alunos, sem levar em conta toda relação de poder que ela subentende.
Descreve o supletivo destinado a funcionários da UNICAMP e trabalhadores da região de Campinas. Nesse curso, o ensino é individualizado, propiciando uma opção de estudo para trabalhadores com revezamento de turno e adolescentes não adaptados ao ensino regular. A autora objetiva, na qualidade de professora-pesquisadora, compreender a dinâmica das relações professor-aluno, aluno-material didático e como atuam suas concepções no ensino de Ciências, quando da proposta de superar características comportamentalistas do curso. Entre as mudanças propostas estavam a reformulação de provas, a inclusão de textos nos módulos com assuntos atualizados e aulas práticas grupais em alguns momentos. Discute o resultado dessas modificações servindo-se de elementos da pesquisa dialética, como também entrevistas informais com alunos, registros diários de ocorrências, análise do material didático produzido ou não pelos professores de Ciências e utilizados pelos alunos, inclusive as avaliações escritas. Encontra algumas possibilidades no ensino individual, como as interações ocorridas que promovem situações de aprendizagem, assim como alguns limites, como a flexibilidade de horário muito ampla que pode desmotivar a permanência de alunos na escola ou os equívocos que foram feitos quando se promoveram espaços abertos nas provas aos alunos, sem levar em conta toda relação de poder que ela subentende.
Palavras Chave
ensino individualizado; ensino supletivo; leitura (educação de adultos); professor
ensino individualizado; ensino supletivo; leitura (educação de adultos); professor
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas