Evolução da idéia de conservação da energia - um exemplo de História da Ciência no ensino de Física.

Título
Evolução da idéia de conservação da energia - um exemplo de História da Ciência no ensino de Física.
Autor
Oswaldo Melo Souza Filho
Orientação
Manoel Roberto Robilotta
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Ano
1987
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Constrói um texto didático cujo objetivo é a recuperação da historicidade do conceito de conservação da energia. Discute a importância de um texto histórico para o ensino de Física, ressaltando a íntima relação que existe entre a ciência, a sua história e a epistemologia. Mostra que uma abordagem histórica e filosófica da Física não exclui, antes pressupõe, a apreensão e domínio da sua estrutura teórica tal como é ensinada hoje. Antes de apresentar o texto faz uma análise estrutural do seu conteúdo, procurando explicitar a relação entre as intenções e a sua forma. O texto, intercala a informação da Física hoje contida no conceito de energia, na Mecânica Newtoniana e na Termodinâmica, em um nível básico universitário, com a informação da parte histórica. A parte histórica, enfatiza o confronto dos diferentes esquemas conceituais, contidos principalmente em Aristóteles, Ptolomeu, Copérnico, Galileo, Kepler, Descartes, Huygens, Newton e Leibniz. Foi dado destaque à idéia de continuidade na diversidade contida na filosofia grega, em Descartes, Huygens, Leibniz, Mayer, Joule e Helmoltz. Além disso, discute as contribuições relevantes para a formação do conceito de conservação da energia provenientes da pesquisa sobre máquinas mecânicas e térmicas, do desenvolvimento dos conceitos de calor e de trabalho mecânico, das experiências de conversão e da idéia de uma unidade na natureza através de Boscovien, Kant, da Naturphilosophie e das teorias do éter unificado. Inclui, também, uma discussão mais externalista ao falar sobre os gregos, sobre a origem da ciência moderna e sobre a revolução industrial. Enfatiza que, apesar de possuir uma dinâmica própria, todo o desenvolvimento conceitual e os conflitos de cosmovisão são o produto de uma atividade humana plenamente inserida em um contexto social, político, econômico e cultural e sofrendo, conseqüentemente, a sua influência.
Palavras Chave
conservação da energia; ensino de física.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos, História da Ciência, Filosofia da Ciência