O ensino da Saúde na escola de primeiro grau : proposta para uma abordagem interdisciplinar.

Título
O ensino da Saúde na escola de primeiro grau : proposta para uma abordagem interdisciplinar.
Autor
Maria de Lourdes Spazziani
Orientação
Vera Lúcia Góes Pereira Lima
Instituição
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1990
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Investiga o ensino da Saúde na escola pública de 1o grau do município do Rio de Janeiro, a formação do professor e a articulação do ensino com outras dimensões da Educação em Saúde, a partir das sugestões dos professores de Ciências e de educadores em Saúde Pública, assim como de reflexões sobre as práticas que têm vigorado na realidade brasileira. Envolve 20 professores de escolas públicas municipais, agrupadas segundo as características sócio-econômicas de sua clientela e especialistas da área da Educação em Saúde, utilizando-se, como instrumentos questionários e entrevistas. O perfil do professor de Ciências levantado no estudo e a análise dos currículos dos Cursos de formação de professores de 4 grandes universidades brasileiras permitem concluir que há inadequação da formação acadêmica, inespecífica ou insuficiente quanto ao ensino da saúde, o que favorece a fragmentação dos conteúdos na prática docente futura e a limitação de sua abordagem, distante do interesse e das necessidades reais do aluno. Enfatiza a necessidade de um enfoque mais amplo do ensino da saúde, caracterizando-se seu potencial interdisciplinar, de tal forma que dele participem todas as áreas do saber, supondo-se sua articulação aos projetos e serviços de saúde escolar, à interação lar-escola-comunidade e ao ambiente físico e emocional da escola. As reflexões sobre o contexto sócio-econômico-político e sobre o direcionamento das políticas públicas de Saúde e Educação, necessárias ao estabelecimento das relações entre estas e o objetivo da pesquisa, permitem a confirmação da importância da ação educativa institucional quanto às atividades relacionadas a Saúde, tendo-se claro, porém, que seus limites esbarram na necessidade de transformação da sociedade brasileira, no sentido de torná-la mais humana, racional e equilibrada.
Palavras Chave
ensino da saúde; formação do professor; abordagem.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Currículos e Programas