O ensino da Saúde na escola de primeiro grau : proposta para uma abordagem interdisciplinar.
Título
O ensino da Saúde na escola de primeiro grau : proposta para uma abordagem interdisciplinar.
O ensino da Saúde na escola de primeiro grau : proposta para uma abordagem interdisciplinar.
Autor
Maria de Lourdes Spazziani
Maria de Lourdes Spazziani
Orientação
Vera Lúcia Góes Pereira Lima
Vera Lúcia Góes Pereira Lima
Instituição
UFRJ
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1990
1990
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Investiga o ensino da Saúde na escola pública de 1o grau do município do Rio de Janeiro, a formação do professor e a articulação do ensino com outras dimensões da Educação em Saúde, a partir das sugestões dos professores de Ciências e de educadores em Saúde Pública, assim como de reflexões sobre as práticas que têm vigorado na realidade brasileira. Envolve 20 professores de escolas públicas municipais, agrupadas segundo as características sócio-econômicas de sua clientela e especialistas da área da Educação em Saúde, utilizando-se, como instrumentos questionários e entrevistas. O perfil do professor de Ciências levantado no estudo e a análise dos currículos dos Cursos de formação de professores de 4 grandes universidades brasileiras permitem concluir que há inadequação da formação acadêmica, inespecífica ou insuficiente quanto ao ensino da saúde, o que favorece a fragmentação dos conteúdos na prática docente futura e a limitação de sua abordagem, distante do interesse e das necessidades reais do aluno. Enfatiza a necessidade de um enfoque mais amplo do ensino da saúde, caracterizando-se seu potencial interdisciplinar, de tal forma que dele participem todas as áreas do saber, supondo-se sua articulação aos projetos e serviços de saúde escolar, à interação lar-escola-comunidade e ao ambiente físico e emocional da escola. As reflexões sobre o contexto sócio-econômico-político e sobre o direcionamento das políticas públicas de Saúde e Educação, necessárias ao estabelecimento das relações entre estas e o objetivo da pesquisa, permitem a confirmação da importância da ação educativa institucional quanto às atividades relacionadas a Saúde, tendo-se claro, porém, que seus limites esbarram na necessidade de transformação da sociedade brasileira, no sentido de torná-la mais humana, racional e equilibrada.
Investiga o ensino da Saúde na escola pública de 1o grau do município do Rio de Janeiro, a formação do professor e a articulação do ensino com outras dimensões da Educação em Saúde, a partir das sugestões dos professores de Ciências e de educadores em Saúde Pública, assim como de reflexões sobre as práticas que têm vigorado na realidade brasileira. Envolve 20 professores de escolas públicas municipais, agrupadas segundo as características sócio-econômicas de sua clientela e especialistas da área da Educação em Saúde, utilizando-se, como instrumentos questionários e entrevistas. O perfil do professor de Ciências levantado no estudo e a análise dos currículos dos Cursos de formação de professores de 4 grandes universidades brasileiras permitem concluir que há inadequação da formação acadêmica, inespecífica ou insuficiente quanto ao ensino da saúde, o que favorece a fragmentação dos conteúdos na prática docente futura e a limitação de sua abordagem, distante do interesse e das necessidades reais do aluno. Enfatiza a necessidade de um enfoque mais amplo do ensino da saúde, caracterizando-se seu potencial interdisciplinar, de tal forma que dele participem todas as áreas do saber, supondo-se sua articulação aos projetos e serviços de saúde escolar, à interação lar-escola-comunidade e ao ambiente físico e emocional da escola. As reflexões sobre o contexto sócio-econômico-político e sobre o direcionamento das políticas públicas de Saúde e Educação, necessárias ao estabelecimento das relações entre estas e o objetivo da pesquisa, permitem a confirmação da importância da ação educativa institucional quanto às atividades relacionadas a Saúde, tendo-se claro, porém, que seus limites esbarram na necessidade de transformação da sociedade brasileira, no sentido de torná-la mais humana, racional e equilibrada.
Palavras Chave
ensino da saúde; formação do professor; abordagem.
ensino da saúde; formação do professor; abordagem.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Currículos e Programas
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