O avesso da reforma de ensino de Ciências em Natal, Rio Grande do Norte.
Título
O avesso da reforma de ensino de Ciências em Natal, Rio Grande do Norte.
O avesso da reforma de ensino de Ciências em Natal, Rio Grande do Norte.
Autor
Antônio Cabral Neto
Antônio Cabral Neto
Orientação
Lília da Rocha Bastos
Lília da Rocha Bastos
Instituição
UFRJ
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1980
1980
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Avalia em que medida os objetivos contidos na Proposta Curricular da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Norte, para o ensino de Ciências Físicas e Biológicas, das duas últimas séries do ensino de 1o grau, estavam sendo alcançados pelos alunos. Simultaneamente, procedeu à caracterização do processo de ensino de Ciências adotado pelos professores nas 7a e 8a séries, na cidade de Natal. Testes de rendimento foram construídos, assim como um questionário para caracterização do processo de ensino de Ciências. Os testes cobriram todos os objetivos da proposta curricular e o questionário coletou informações quanto às seguintes variáveis do processo de ensino de Ciências: qualificação de professores, métodos e técnicas adotadas e assistência técnico-pedagógica prestada aos docentes. A amostra totalizou 828 alunos e o tratamento dos dados fez-se por estatística descritiva. Participaram ainda, do presente estudo, sete professores que ministravam aulas para os alunos constituintes da amostra. Os resultados obtidos demonstraram que é baixo o número de alunos que dominaram os objetivos da proposta curricular de Ciências físicas e Biológicas. Os fatores que parecem prejudicar o alcance desses objetivos dizem respeito, principalmente, à inadequação da qualificação de professores, da metodologia de trabalho adotada e da assistência técnico-pedagógica.
Avalia em que medida os objetivos contidos na Proposta Curricular da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Norte, para o ensino de Ciências Físicas e Biológicas, das duas últimas séries do ensino de 1o grau, estavam sendo alcançados pelos alunos. Simultaneamente, procedeu à caracterização do processo de ensino de Ciências adotado pelos professores nas 7a e 8a séries, na cidade de Natal. Testes de rendimento foram construídos, assim como um questionário para caracterização do processo de ensino de Ciências. Os testes cobriram todos os objetivos da proposta curricular e o questionário coletou informações quanto às seguintes variáveis do processo de ensino de Ciências: qualificação de professores, métodos e técnicas adotadas e assistência técnico-pedagógica prestada aos docentes. A amostra totalizou 828 alunos e o tratamento dos dados fez-se por estatística descritiva. Participaram ainda, do presente estudo, sete professores que ministravam aulas para os alunos constituintes da amostra. Os resultados obtidos demonstraram que é baixo o número de alunos que dominaram os objetivos da proposta curricular de Ciências físicas e Biológicas. Os fatores que parecem prejudicar o alcance desses objetivos dizem respeito, principalmente, à inadequação da qualificação de professores, da metodologia de trabalho adotada e da assistência técnico-pedagógica.
Palavras Chave
Secretaria de Educação e Cultura; Rio grande do Norte; Ciências Física; biológicas.
Secretaria de Educação e Cultura; Rio grande do Norte; Ciências Física; biológicas.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
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Foco Temático
Currículos e Programas
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