A formação do professor nos cursos de licenciatura da área de Ciências na UFSCar: uma análise da questão sob a ótica dos licenciandos.
Título
A formação do professor nos cursos de licenciatura da área de Ciências na UFSCar: uma análise da questão sob a ótica dos licenciandos.
A formação do professor nos cursos de licenciatura da área de Ciências na UFSCar: uma análise da questão sob a ótica dos licenciandos.
Autor
Regina Maria Simões Puccinelli Tancredi
Regina Maria Simões Puccinelli Tancredi
Orientação
Myrtes Alonso
Myrtes Alonso
Instituição
UFSCar
UFSCar
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação e Ciências Humanas
Centro de Educação e Ciências Humanas
Ano
1995
1995
Cidade / UF
São Carlos/SP
São Carlos/SP
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Descreve um processo avaliativo desenvolvido em quatro cursos de formação de professores oferecidos pela Universidade Federal da São Carlos: Ciências Biológicas, Química, Matemática e Física. O processo inclui a coleta da opinião dos estudantes, através de um questionário de respostas abertas, sobre seu processo de formação, a organização curricular, a contribuição das disciplinas específicas e pedagógicas, as experiências vividas e a atuação dos professores. Analisa os dados sob um ponto de vista qualitativo. Coleta outras informações para completar a conhecimento sobre as licenciaturas, tais como a procura e a movimentação dos alunos e a opinião dos Coordenadores. Estuda também a história dos cursos de licenciatura no Brasil. Apresenta informações sobre o processo de ensino das disciplinas da área científica, sobre a situação das licenciaturas no interior das universidades e, mais especificamente, da Universidade Federal de São Carlos. As conclusões não foram animadoras. Os estudantes se referem a importantes e ricas experiências mas, por outro lado, explicitam a inflexibilidade curricular, o pensamento dos professores sobre as licenciaturas e sobre os licenciandos. Emitem também opiniões críticas sobre as disciplinas e a organização curricular. Ao lado das críticas, os estudantes sugerem modificações para melhorar os programas de formação de professores.
Descreve um processo avaliativo desenvolvido em quatro cursos de formação de professores oferecidos pela Universidade Federal da São Carlos: Ciências Biológicas, Química, Matemática e Física. O processo inclui a coleta da opinião dos estudantes, através de um questionário de respostas abertas, sobre seu processo de formação, a organização curricular, a contribuição das disciplinas específicas e pedagógicas, as experiências vividas e a atuação dos professores. Analisa os dados sob um ponto de vista qualitativo. Coleta outras informações para completar a conhecimento sobre as licenciaturas, tais como a procura e a movimentação dos alunos e a opinião dos Coordenadores. Estuda também a história dos cursos de licenciatura no Brasil. Apresenta informações sobre o processo de ensino das disciplinas da área científica, sobre a situação das licenciaturas no interior das universidades e, mais especificamente, da Universidade Federal de São Carlos. As conclusões não foram animadoras. Os estudantes se referem a importantes e ricas experiências mas, por outro lado, explicitam a inflexibilidade curricular, o pensamento dos professores sobre as licenciaturas e sobre os licenciandos. Emitem também opiniões críticas sobre as disciplinas e a organização curricular. Ao lado das críticas, os estudantes sugerem modificações para melhorar os programas de formação de professores.
Palavras Chave
Avaliação de Curso; Licenciatura; Currículo; Biologia / Física / Química / Matemática.
Avaliação de Curso; Licenciatura; Currículo; Biologia / Física / Química / Matemática.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas