Avaliação diagnóstica do Departamento de Física e Química da Universidade Federal do Espírito Santo: aspectos do ensino-aprendizagem do curso básico ministrado pelo Departamento na área de Física.

Título
Avaliação diagnóstica do Departamento de Física e Química da Universidade Federal do Espírito Santo: aspectos do ensino-aprendizagem do curso básico ministrado pelo Departamento na área de Física.
Autor
Helena Maria da S. da C. C. Pereira Caldas
Orientação
Obed Gonçalves
Instituição
UFES
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
1988
Cidade / UF
Vitória/ES
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Avalia a qualidade do ensino-aprendizagem e da vida acadêmica do DFQ da UFES, numa tentativa de prover base para decisões que concorressem para a melhoria qualitativa do processo pedagógico do Departamento. Conceitualmente orienta-se por pressupostos de integração entre as dimensões técnica, humana e sócio-política da prática pedagógica, os quais suscitam a adoção de abordagem metodológica descritiva profunda. Combina procedimentos de enquete envolvendo professores e alunos, observação, entrevistas e conversas informais, apoiando-se em pressupostos de uma abordagem mais qualitativa em avaliação. De um modo geral, a falta de uma filosofia clara que norteie a ação departamental foi identificada como um dos principais antecedentes dos problemas específicos levantados pelo estudo, que se configura mediante os altos índices de reprovações e evasões. Levanta também proposições com a intenção de desenvolver uma atmosfera de mudança auto-gerada na cultura departamental, embora reconhecendo a multiplicidade de problemas que subjazem à educação superior no Brasil, de natureza sócio-política e histórica, os quais têm impacto imediato na referida cultura departamental.
Palavras Chave
Departamento; física;química; ensino; aprendizagem

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Características do Professor, Organização da Instituição Escolar