Avaliação do curso de Ciências Biológicas na Universidade Federal de Juiz de Fora: a percepção dos alunos
Título
Avaliação do curso de Ciências Biológicas na Universidade Federal de Juiz de Fora: a percepção dos alunos
Avaliação do curso de Ciências Biológicas na Universidade Federal de Juiz de Fora: a percepção dos alunos
Autor
Margaret Lochard Picinini Teixeira
Margaret Lochard Picinini Teixeira
Orientação
Lyra Paixão
Lyra Paixão
Instituição
UFRJ
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1988
1988
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Avalia, a partir da percepção dos alunos, o curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Juiz de Fora. Dele participaram todos os alunos regularmente matriculados nos 6o, 7o e 8o períodos do curso, no 2o semestre letivo de 1987. Utiliza uma escala do tipo Likert, com 94 itens, distribuídos nas seguintes categorias: objetivos do curso; seleção de conteúdos; estratégias de ensino; materiais instrucionais; processo de avaliação; orientação na disciplina Prática de Ensino com Estágio Supervisionado; e orientação na disciplina Estágio Curricular I e II. Os resultados indicam que: a) os objetivos do curso são percebidos como adequados à preparação de professores de 1o e 2o graus, embora os conteúdos tenham sido criticados, não parecendo ter emergido, em sua maior parte, dos objetivos do curso; b) as estratégias de ensino são percebidas como mal exploradas, com predomínio de técnicas tradicionais de ensino; c) os materiais instrucionais de uso tradicional, como textos, são vistos como os mais utilizados, em detrimento de outros como aparelhos de laboratório e técnicas de conservação de plantas e de animais; d) o processo de avaliação restringe-se a provas escritas, não incidindo sobre os conteúdos ensinados, além de os seus resultados não serem discutidos pelos professores; e) a Prática de Ensino com Estágio Supervisionado é considerada mais negativa do que positivamente pelos alunos, não constituindo oportunidade de estes vivenciarem situações reais de vida e de trabalho; f) o Estágio Curricular I e II, como um todo, não atende aos interesses dos alunos como seria desejável.
Avalia, a partir da percepção dos alunos, o curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Juiz de Fora. Dele participaram todos os alunos regularmente matriculados nos 6o, 7o e 8o períodos do curso, no 2o semestre letivo de 1987. Utiliza uma escala do tipo Likert, com 94 itens, distribuídos nas seguintes categorias: objetivos do curso; seleção de conteúdos; estratégias de ensino; materiais instrucionais; processo de avaliação; orientação na disciplina Prática de Ensino com Estágio Supervisionado; e orientação na disciplina Estágio Curricular I e II. Os resultados indicam que: a) os objetivos do curso são percebidos como adequados à preparação de professores de 1o e 2o graus, embora os conteúdos tenham sido criticados, não parecendo ter emergido, em sua maior parte, dos objetivos do curso; b) as estratégias de ensino são percebidas como mal exploradas, com predomínio de técnicas tradicionais de ensino; c) os materiais instrucionais de uso tradicional, como textos, são vistos como os mais utilizados, em detrimento de outros como aparelhos de laboratório e técnicas de conservação de plantas e de animais; d) o processo de avaliação restringe-se a provas escritas, não incidindo sobre os conteúdos ensinados, além de os seus resultados não serem discutidos pelos professores; e) a Prática de Ensino com Estágio Supervisionado é considerada mais negativa do que positivamente pelos alunos, não constituindo oportunidade de estes vivenciarem situações reais de vida e de trabalho; f) o Estágio Curricular I e II, como um todo, não atende aos interesses dos alunos como seria desejável.
Palavras Chave
avaliação; curso; alunos; percepção; ciências b.
avaliação; curso; alunos; percepção; ciências b.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas