Problemas percebidos pelos professores de Química no ensino de 3o grau: delineando causas e apontando alternativas.
Título
Problemas percebidos pelos professores de Química no ensino de 3o grau: delineando causas e apontando alternativas.
Problemas percebidos pelos professores de Química no ensino de 3o grau: delineando causas e apontando alternativas.
Autor
Maria Regina de Souza Camara
Maria Regina de Souza Camara
Orientação
Maria das Graças Furtado Feldens
Maria das Graças Furtado Feldens
Instituição
UFRGS
UFRGS
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1985
1985
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Identifica os problemas percebidos pelos professores de Química no ensino de 3o grau, bem como investiga as causas apontadas como responsáveis pela existência dos problemas. Faz um levantamento de soluções alternativas para a eliminação ou minimização das dificuldades percebidas. Os resultados permitem identificar cinco grupos de problemas: a) problemas específicos do ensino de Química; b) problemas de embasamento do aluno; c) problemas de desempenho/preparo profissional; d) problemas referentes à participação do aluno; e) problemas decorrentes da estrutura e organização do 3o grau. Aponta múltiplas causas para a existência dos problemas percebidos, dentre as quais destacam-se três: a formação deficiente do professor; a falta de articulação com os níveis precedentes de ensino; a estrutura e o funcionamento do ensino de 3o grau. As alternativas para solução dos problemas basicamente se encaminham no sentido de propiciar uma melhor formação e capacitação docente, de incrementar a integração entre os vários níveis de ensino e de conscientizar mais os professores para a atual realidade do ensino superior, em particular, e da educação brasileira, em geral.
Identifica os problemas percebidos pelos professores de Química no ensino de 3o grau, bem como investiga as causas apontadas como responsáveis pela existência dos problemas. Faz um levantamento de soluções alternativas para a eliminação ou minimização das dificuldades percebidas. Os resultados permitem identificar cinco grupos de problemas: a) problemas específicos do ensino de Química; b) problemas de embasamento do aluno; c) problemas de desempenho/preparo profissional; d) problemas referentes à participação do aluno; e) problemas decorrentes da estrutura e organização do 3o grau. Aponta múltiplas causas para a existência dos problemas percebidos, dentre as quais destacam-se três: a formação deficiente do professor; a falta de articulação com os níveis precedentes de ensino; a estrutura e o funcionamento do ensino de 3o grau. As alternativas para solução dos problemas basicamente se encaminham no sentido de propiciar uma melhor formação e capacitação docente, de incrementar a integração entre os vários níveis de ensino e de conscientizar mais os professores para a atual realidade do ensino superior, em particular, e da educação brasileira, em geral.
Palavras Chave
professores; química; 3º grau.
professores; química; 3º grau.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas