A atribuição de causalidade na construção do conceito de peso.
Título
A atribuição de causalidade na construção do conceito de peso.
A atribuição de causalidade na construção do conceito de peso.
Autor
Sônia Krapas Teixeira
Sônia Krapas Teixeira
Orientação
Jesuína Lopes de Almeida Pacca
Jesuína Lopes de Almeida Pacca
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1989
1989
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Observa diferentes etapas pelas quais passa a construção do conceito de peso. Elabora questões e realiza entrevistas que permitem extrair informações de estudantes entre a 5a série do 1o grau e a 3a série do 2o grau. Os resultados mostram a evolução esperada, incluindo etapas de regressão que, se interpretadas com a teoria de Piaget e Garcia, assumem caráter de aparentes, na medida em que se apresentam como situações em que uma nova etapa mais adequada está sendo reelaborada. Os resultados globais mostram bastante acordo com os da Escola de Genebra.
Observa diferentes etapas pelas quais passa a construção do conceito de peso. Elabora questões e realiza entrevistas que permitem extrair informações de estudantes entre a 5a série do 1o grau e a 3a série do 2o grau. Os resultados mostram a evolução esperada, incluindo etapas de regressão que, se interpretadas com a teoria de Piaget e Garcia, assumem caráter de aparentes, na medida em que se apresentam como situações em que uma nova etapa mais adequada está sendo reelaborada. Os resultados globais mostram bastante acordo com os da Escola de Genebra.
Palavras Chave
concepções espontâneas; causalidade; psicogênese do peso
concepções espontâneas; causalidade; psicogênese do peso
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Formação de Conceitos
Formação de Conceitos