Prática de Ensino: um espaço para a transformação da escola.

Título
Prática de Ensino: um espaço para a transformação da escola.
Autor
Ana Canen
Orientação
Zélia Domingues Mediano
Instituição
PUC-RIO
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Teologia e Ciências Humanas
Ano
1984
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Objetiva uma análise qualitativa da prática pedagógica do professor de Prática de Ensino de Ciências Biológicas, tendo em vista a multi-dimensionalidade do processo ensino-aprendizagem e a busca de uma formação do educador comprometida com a transformação da escola de hoje. A pesquisa foi realizada em duas turmas de Prática de Ensino de Ciências Biológicas provenientes, respectivamente, de uma universidade pública e de uma universidade particular, constituindo-se sujeitos do estudo os professores e licenciandos presentes em ambos os cursos. Utiliza as seguintes estratégias metodológicas para a coleta de dados: observação direta das aulas ministradas e dos estágios supervisionados, contatos informais e entrevistas formais com professores e licenciandos e análise de documentos, tais como: programas, apostilas, fichas de observação e de avaliação. Indica que a prática pedagógica em ambas as turmas observadas não inseriu o futuro educador no contexto onde certamente irá atuar, nem o preparou para um projeto de transformação da realidade da grande maioria das escolas brasileiras, onde são alarmantes os índices de evasão e repetência que atingem, na sua maior parte, as parcelas economicamente desfavorecidas da população.
Palavras Chave
Formação de Professores; Prática de Ensino; Estágio Supervisionado.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Formação de Professores