A conceituação não-convencional de energia no pensamento dos estudantes.

Título
A conceituação não-convencional de energia no pensamento dos estudantes.
Autor
Eduardo Adolfo Terrazan
Orientação
Jesuína Lopes de Almeida Pacca
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Ano
1985
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Muitas respostas fornecidas por estudantes a questões que lhes são propostas sobre situações físicas escondem, por trás de inadequações ou mesmo incorreções, uma concepção própria, por vezes coerente, sobre o tema tratado. Nesse contexto, objetiva dar uma estrutura para essa concepção própria dos alunos quanto ao conceito de energia. Discute a importância do estudo formalizado desse conceito e sua colocação numa programação de 2º grau. Aborda a questão da pesquisa sobre tais conceitos, particularizando para o tema energia e analisando respostas de estudantes a várias questões sobre este tema. Faz também uma rápida exposição da evolução histórica desse conceito e uma análise do tratamento a ele dispensado nos textos didáticos. Por fim, relaciona essa concepção alternativa de energia junto aos estudantes com a história do conceito e com a apresentação feita nos livros-textos.
Palavras Chave
conceituação de energia;

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos, Características do Aluno, História da Ciência