A conceituação não-convencional de energia no pensamento dos estudantes.
Título
A conceituação não-convencional de energia no pensamento dos estudantes.
A conceituação não-convencional de energia no pensamento dos estudantes.
Autor
Eduardo Adolfo Terrazan
Eduardo Adolfo Terrazan
Orientação
Jesuína Lopes de Almeida Pacca
Jesuína Lopes de Almeida Pacca
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Ano
1985
1985
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Muitas respostas fornecidas por estudantes a questões que lhes são propostas sobre situações físicas escondem, por trás de inadequações ou mesmo incorreções, uma concepção própria, por vezes coerente, sobre o tema tratado. Nesse contexto, objetiva dar uma estrutura para essa concepção própria dos alunos quanto ao conceito de energia. Discute a importância do estudo formalizado desse conceito e sua colocação numa programação de 2º grau. Aborda a questão da pesquisa sobre tais conceitos, particularizando para o tema energia e analisando respostas de estudantes a várias questões sobre este tema. Faz também uma rápida exposição da evolução histórica desse conceito e uma análise do tratamento a ele dispensado nos textos didáticos. Por fim, relaciona essa concepção alternativa de energia junto aos estudantes com a história do conceito e com a apresentação feita nos livros-textos.
Muitas respostas fornecidas por estudantes a questões que lhes são propostas sobre situações físicas escondem, por trás de inadequações ou mesmo incorreções, uma concepção própria, por vezes coerente, sobre o tema tratado. Nesse contexto, objetiva dar uma estrutura para essa concepção própria dos alunos quanto ao conceito de energia. Discute a importância do estudo formalizado desse conceito e sua colocação numa programação de 2º grau. Aborda a questão da pesquisa sobre tais conceitos, particularizando para o tema energia e analisando respostas de estudantes a várias questões sobre este tema. Faz também uma rápida exposição da evolução histórica desse conceito e uma análise do tratamento a ele dispensado nos textos didáticos. Por fim, relaciona essa concepção alternativa de energia junto aos estudantes com a história do conceito e com a apresentação feita nos livros-textos.
Palavras Chave
conceituação de energia;
conceituação de energia;
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos, Características do Aluno, História da Ciência
Recursos Didáticos, Características do Aluno, História da Ciência