A importância do espaço interativo no processo ensino-aprendizagem de Ciências na pré-escola: um estudo de caso.
Título
A importância do espaço interativo no processo ensino-aprendizagem de Ciências na pré-escola: um estudo de caso.
A importância do espaço interativo no processo ensino-aprendizagem de Ciências na pré-escola: um estudo de caso.
Autor
Valter Carabetta Júnior
Valter Carabetta Júnior
Orientação
Marieta Lúcia Machado Nicolau
Marieta Lúcia Machado Nicolau
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1995
1995
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Analisa a importância do processo de interação social no cotidiano da sala de aula para a aquisição de conhecimentos pelos alunos. Para tanto, fundamenta-se na obra sócio-interacionista de Vygostsky. Realiza observações e registros das negociações ocorridas na dinâmica interativa em 8 aulas de Ciências, com a duração aproximada de uma hora cada aula, em uma classe da pré-escola, com 23 alunos, de um estabelecimento de ensino particular de São Paulo. A análise dos diálogos possibilitou a classificação em categorias demonstrativas do processo interativo, e a constatação de que o campo interativo favorece um espaço socializado de análises e reflexões que permitem iniciar a estruturação do conhecimento pelas crianças.
Analisa a importância do processo de interação social no cotidiano da sala de aula para a aquisição de conhecimentos pelos alunos. Para tanto, fundamenta-se na obra sócio-interacionista de Vygostsky. Realiza observações e registros das negociações ocorridas na dinâmica interativa em 8 aulas de Ciências, com a duração aproximada de uma hora cada aula, em uma classe da pré-escola, com 23 alunos, de um estabelecimento de ensino particular de São Paulo. A análise dos diálogos possibilitou a classificação em categorias demonstrativas do processo interativo, e a constatação de que o campo interativo favorece um espaço socializado de análises e reflexões que permitem iniciar a estruturação do conhecimento pelas crianças.
Palavras Chave
Socio-interacionismo; dialogia; negociações; ensino-aprendizagem.
Socio-interacionismo; dialogia; negociações; ensino-aprendizagem.
Classificações
Nível escolar
Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil
Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método
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