A importância do espaço interativo no processo ensino-aprendizagem de Ciências na pré-escola: um estudo de caso.

Título
A importância do espaço interativo no processo ensino-aprendizagem de Ciências na pré-escola: um estudo de caso.
Autor
Valter Carabetta Júnior
Orientação
Marieta Lúcia Machado Nicolau
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1995
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Analisa a importância do processo de interação social no cotidiano da sala de aula para a aquisição de conhecimentos pelos alunos. Para tanto, fundamenta-se na obra sócio-interacionista de Vygostsky. Realiza observações e registros das negociações ocorridas na dinâmica interativa em 8 aulas de Ciências, com a duração aproximada de uma hora cada aula, em uma classe da pré-escola, com 23 alunos, de um estabelecimento de ensino particular de São Paulo. A análise dos diálogos possibilitou a classificação em categorias demonstrativas do processo interativo, e a constatação de que o campo interativo favorece um espaço socializado de análises e reflexões que permitem iniciar a estruturação do conhecimento pelas crianças.
Palavras Chave
Socio-interacionismo; dialogia; negociações; ensino-aprendizagem.

Classificações

Nível escolar
Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método