Perspectivas para a inserção da Física Moderna na escola média.

Título
Perspectivas para a inserção da Física Moderna na escola média.
Autor
Eduardo Adolfo Terrazan
Orientação
Luis Carlos de Menezes
Instituição
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1994
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Discute as perspectivas para a introdução da Física Moderna no ensino médio, tendo em vista o panorama sociocultural do final do século XX, bem como a necessidade de contemplar a formação contemporânea da cidadania. Identifica diferentes estratégias e conteúdos relativos à Física Moderna em propostas e projetos de ensino. Rejeita uma concepção tradicional de conhecimento e de aprendizado, fundada na idéia de um encadeamento linear de conceitos, a qual dificultaria ou mesmo impediria as pretendidas modificações curriculares, pois se associa a uma visão propedêutica restritiva. Adota em seu lugar uma imagem mais dinâmica e multidimensional de conhecimento como rede de significações, que dá ensejo a formas de aprendizado mais abertas e se coaduna com o objetivo de ampliar a ambição formativa do ensino médio, no sentido de incorporar aspectos da ciência contemporânea. Esboça, então, uma matriz de sentido ilustrativo, que situa elementos, conceitos e modelos da Física Moderna para enlaçar, de um lado, alguns dos fenômenos e assuntos que, por sua importância enquanto ciência, se incluiriam nas programações da Física escolar e, de outro lado, tópicos da estruturação curricular atual, ou inovada, que poderiam abrigar os novos conteúdos. Constitui, assim, uma sugestão que não impõe, mas sinaliza alguns possíveis rumos para a adequação temático-metodológica de iniciativas inovadoras.
Palavras Chave
física moderna; ensino médio; ensino de física.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Currículos e Programas