Acendendo algumas "luzes" e tomando uns "choques": a proposta para o ensino do eletromagnetismo do GREF numa perspectiva de formação continuada de professores.
Título
Acendendo algumas "luzes" e tomando uns "choques": a proposta para o ensino do eletromagnetismo do GREF numa perspectiva de formação continuada de professores.
Acendendo algumas "luzes" e tomando uns "choques": a proposta para o ensino do eletromagnetismo do GREF numa perspectiva de formação continuada de professores.
Autor
Carlos Toscano
Carlos Toscano
Orientação
Maria da Graça Nicoletti Mizukami
Maria da Graça Nicoletti Mizukami
Instituição
UFSCar
UFSCar
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação e Ciências Humanas
Centro de Educação e Ciências Humanas
Ano
1991
1991
Cidade / UF
São Carlos/SP
São Carlos/SP
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Constitui um estudo analítico-descritivo do processo de construção, por professores, de uma prática de ensino da Física no 2o grau. Toma como parâmetro a proposta para o ensino de Eletromagnetismo elaborada pelo Grupo de Reelaboração do Ensino de Física (GREF) cuja apresentação, explicitação de propósitos e análise aqui também comparecem. Foram sujeitos dessa investigação nove professores de Física de rede pública do Estado de São Paulo da região de Presidente Prudente, num processo continuado de interação. Analisa, a partir das manifestações dos professores, como se configura o processo ou a concepção e implementação de uma proposta alternativa para o ensino da Física que supere os problemas enfrentados pelos professores. Os resultados evidenciam que num primeiro momento os professores não podiam corresponder aos desafios que a proposta colocava devido à: 1) deficiências no conhecimento científico relativas ao conteúdo de Física abordado; 2) dificuldades no estabelecimento de “pontes” entre o conhecimento teórico e as construções práticas: aparelhos, instrumentos, presentes no dia-a-dia e utilizados como objetos de estudo no estabelecimento de problemas e busca de soluções; 3) procedimentos e posturas relativos ao conhecimento científico e ao processo pedagógico onde o primeiro tido como compulsório e não maleável, acarretava o alheamento dos alunos, a priori, geralmente responsabilizados pelas dificuldades encontradas. Diante desta configuração, o processo de interação procura: a) desenvolver um trabalho que se constitua em exemplo de como proceder nas aulas ministradas de acordo com a abordagem proposta; b) apresentar desafios que possam ser enfrentados pelos professores ao longo do processo, implementando em sala de aula aquilo que se apresenta como estimulante e viável.
Constitui um estudo analítico-descritivo do processo de construção, por professores, de uma prática de ensino da Física no 2o grau. Toma como parâmetro a proposta para o ensino de Eletromagnetismo elaborada pelo Grupo de Reelaboração do Ensino de Física (GREF) cuja apresentação, explicitação de propósitos e análise aqui também comparecem. Foram sujeitos dessa investigação nove professores de Física de rede pública do Estado de São Paulo da região de Presidente Prudente, num processo continuado de interação. Analisa, a partir das manifestações dos professores, como se configura o processo ou a concepção e implementação de uma proposta alternativa para o ensino da Física que supere os problemas enfrentados pelos professores. Os resultados evidenciam que num primeiro momento os professores não podiam corresponder aos desafios que a proposta colocava devido à: 1) deficiências no conhecimento científico relativas ao conteúdo de Física abordado; 2) dificuldades no estabelecimento de “pontes” entre o conhecimento teórico e as construções práticas: aparelhos, instrumentos, presentes no dia-a-dia e utilizados como objetos de estudo no estabelecimento de problemas e busca de soluções; 3) procedimentos e posturas relativos ao conhecimento científico e ao processo pedagógico onde o primeiro tido como compulsório e não maleável, acarretava o alheamento dos alunos, a priori, geralmente responsabilizados pelas dificuldades encontradas. Diante desta configuração, o processo de interação procura: a) desenvolver um trabalho que se constitua em exemplo de como proceder nas aulas ministradas de acordo com a abordagem proposta; b) apresentar desafios que possam ser enfrentados pelos professores ao longo do processo, implementando em sala de aula aquilo que se apresenta como estimulante e viável.
Palavras Chave
Ensino de física; eletromagnetismo; formação d.
Ensino de física; eletromagnetismo; formação d.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Currículos e Programas
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