O professor ideal de Ciências: desafios à prática do ensino de Ciências.
Título
O professor ideal de Ciências: desafios à prática do ensino de Ciências.
O professor ideal de Ciências: desafios à prática do ensino de Ciências.
Autor
Inês Luci Machado Carrijo
Inês Luci Machado Carrijo
Orientação
Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva
Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva
Instituição
UFSCar
UFSCar
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação e Ciências Humanas
Centro de Educação e Ciências Humanas
Ano
1994
1994
Cidade / UF
São Carlos/SP
São Carlos/SP
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Versa sobre o professor "ideal()" de Ciências. Considera o termo "ideal()", expresso através desta pontuação, não como a expressão de algo inatingível ou irrealizável. Mas que revela, isto sim, as expectativas que se constroem partindo do real, ou seja, a partir das próprias experiências e expectativas dos alunos e professores envolvidos com o ensino-aprendizagem de Ciências. Desenvolve uma pesquisa bibliográfica e de campo, sendo a coleta de dados feita por meio da aplicação de questionários, com questões abertas, e de entrevistas semi-estruturadas. Os grupos participantes da pesquisa são alunos de 5a a 8a séries e suas professoras de Ciências da rede estadual de ensino, bem como alunos e professores da disciplina Prática de Ensino de Ciências da Universidade Federal de Uberlândia. Aborda temas que dizem respeito à Ciência, à disciplina Ciências, às manifestações dos alunos e professores sobre o professor "ideal()" de Ciências, à aprendizagem e à prática pedagógica dos profissionais do ensino de Ciências. As reflexões resultam numa representação significada que diz respeito ao como e ao que faz um professor "ideal()" de Ciências. Apresenta algumas linhas de ação propostas ao professor de Prática de Ensino de Ciências, que refletem em sua formação profissional
Versa sobre o professor "ideal()" de Ciências. Considera o termo "ideal()", expresso através desta pontuação, não como a expressão de algo inatingível ou irrealizável. Mas que revela, isto sim, as expectativas que se constroem partindo do real, ou seja, a partir das próprias experiências e expectativas dos alunos e professores envolvidos com o ensino-aprendizagem de Ciências. Desenvolve uma pesquisa bibliográfica e de campo, sendo a coleta de dados feita por meio da aplicação de questionários, com questões abertas, e de entrevistas semi-estruturadas. Os grupos participantes da pesquisa são alunos de 5a a 8a séries e suas professoras de Ciências da rede estadual de ensino, bem como alunos e professores da disciplina Prática de Ensino de Ciências da Universidade Federal de Uberlândia. Aborda temas que dizem respeito à Ciência, à disciplina Ciências, às manifestações dos alunos e professores sobre o professor "ideal()" de Ciências, à aprendizagem e à prática pedagógica dos profissionais do ensino de Ciências. As reflexões resultam numa representação significada que diz respeito ao como e ao que faz um professor "ideal()" de Ciências. Apresenta algumas linhas de ação propostas ao professor de Prática de Ensino de Ciências, que refletem em sua formação profissional
Palavras Chave
professor; ensino de ciências; ideal
professor; ensino de ciências; ideal
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Superior
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Superior
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Formação de Professores, Características do Professor
Formação de Professores, Características do Professor