O ensino de Física na Grande São Paulo - estudo sobre um processo de transformação.

Título
O ensino de Física na Grande São Paulo - estudo sobre um processo de transformação.
Autor
Anna Maria Pessoa de Carvalho
Orientação
Amélia Domingues de Castro
Instituição
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1972
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Investigar as tendências, potencialidades e qualidade do ensino de Física oferecido pelo sistema educacional oficial de 2º grau, identificando fatores de resistência à implantação da "nova" metodologia dos projetos de ensino de ciências, particularmente do projeto norte-americano para o ensino de Física, o PSSC. Apresenta um relato sobre a formação e elaboração do referido projeto, bem como o processo de sua implantação no Brasil. Realiza uma pesquisa de campo, mediante questionário aplicado aos professores de Física de 59 escolas da rede oficial de ensino da Grande São Paulo, visando coletar dados sobre as características do ensino dessa disciplina, como também das condições profissionais e didático-pedagógicas desses professores. Conclui que o potencial humano do ensino de Física em nível de 2º grau, na região investigada, é de grande valor, ocorrendo, porém, resistências à inovação nesse ensino, em função das condições inadequadas de trabalho a que os professores são submetidos, quer condições materiais, quer profissionais. Por outro lado, observa que a maioria dos professores que receberam influências do curso do PSSC não o adotam; entretanto, nota que esse Projeto provocou uma mudança na metodologia empregada por esses professores no ensino da Física. Destaca que o PSSC influenciou, também, os projetos de ensino em elaboração no Brasil na época deste estudo.
Palavras Chave
Ensino de física; São Paulo; 2 grau; PSSC.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Currículos e Programas