A formação do conceito de quantidade de movimento e sua conservação.

Título
A formação do conceito de quantidade de movimento e sua conservação.
Autor
Anna Maria Pessoa de Carvalho
Orientação
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1986
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Estuda como a noção de quantidade de movimento e a de sua conservação se constituem no pensamento da criança e do adolescente, procurando salientar as relações lógicas que as organizam. De modo mais amplo, investiga como os alunos percebem e explicam os fenômenos do mundo ao seu redor. A hipótese do trabalho assenta-se na proposição de que a quantidade de movimento é uma noção primitiva, cuja totalidade conceitual comporta uma espécie de conservação necessária para o adolescente. Faz uma revisão da evolução histórica do conceito de quantidade de movimento e da sua conservação, seguida de uma apresentação do desenvolvimento das noções Físicas na criança, segundo a teoria piagetiana. Entrevista 41 alunos de pré-primário a 1º ano do 2º Grau, acerca da sua compreensão de fenômenos referentes a choques entre esferas, com utilização de material experimental para manipulação pelos entrevistados. A análise dos dados foi realizada dividindo-se os alunos em 5 grupos de acordo com suas respostas, independentemente da escolaridade e faixa etária dos mesmos. Conclui que o desenvolvimento do conceito de quantidade de movimento nos alunos entrevistados segue um padrão semelhante ao desenvolvimento encontrado por Piaget e seus colaboradores para outras noções Físicas. Além disto, detecta que a expressão "quantidade de movimento" não faz parte do vocabulário dos alunos. Para suas explicações, eles usam o conceito espontâneo de "impulso" que, ao longo de sua evolução no pensamento do aluno, chega a ser relacionado com o conceito de força, ou como uma composição entre a massa e a velocidade do corpo. Assim também, para os alunos a partir de 12-14 anos, nota-se a necessidade da conservação do impulso, comprovando a hipótese inicial do trabalho.
Palavras Chave
movimento; quantidade de movimento; Física.

Classificações

Nível escolar
Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Formação de Conceitos