Ciência/Tecnologia/Sociedade - mudanças curriculares e formação de professores.
Título
Ciência/Tecnologia/Sociedade - mudanças curriculares e formação de professores.
Ciência/Tecnologia/Sociedade - mudanças curriculares e formação de professores.
Autor
Sílvia Luzia Frateschi Trivelato
Sílvia Luzia Frateschi Trivelato
Orientação
Myriam Krasilchik
Myriam Krasilchik
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1993
1993
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Avalia o impacto de sugestões curriculares que propõem a discussão das relações Ciência/Tecnologia/Sociedade, bem como reflete sobre as condições que podem gerar mudanças na atividade docente. A partir da organização de um grupo de pesquisa, sediado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, elabora material didático de apoio ao professor, planeja e realiza curso de atualização e efetua pesquisa de campo em escolas das redes oficial e particular de ensino. Os dados obtidos por meio de entrevistas e observações da aulas dos professores envolvidos no projeto são, numa primeira etapa, analisados pelos auxiliares de pesquisa e, posteriormente, reinterpretados. A articulação dos diversos aspectos relacionados ao desenvolvimento deste projeto ocasiona o questionamento sobre as possibilidades de uma efetiva inovação curricular. Considera, ao final, que tal fato só ocorrerá se houver, por parte dos educadores, uma genuína disposição para mudanças. Desse modo, é relevante que os cursos de formação de professores se voltem para temáticas que valorizem a melhoria do ensino de 1o e 2o graus e a consciência da cidadania.
Avalia o impacto de sugestões curriculares que propõem a discussão das relações Ciência/Tecnologia/Sociedade, bem como reflete sobre as condições que podem gerar mudanças na atividade docente. A partir da organização de um grupo de pesquisa, sediado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, elabora material didático de apoio ao professor, planeja e realiza curso de atualização e efetua pesquisa de campo em escolas das redes oficial e particular de ensino. Os dados obtidos por meio de entrevistas e observações da aulas dos professores envolvidos no projeto são, numa primeira etapa, analisados pelos auxiliares de pesquisa e, posteriormente, reinterpretados. A articulação dos diversos aspectos relacionados ao desenvolvimento deste projeto ocasiona o questionamento sobre as possibilidades de uma efetiva inovação curricular. Considera, ao final, que tal fato só ocorrerá se houver, por parte dos educadores, uma genuína disposição para mudanças. Desse modo, é relevante que os cursos de formação de professores se voltem para temáticas que valorizem a melhoria do ensino de 1o e 2o graus e a consciência da cidadania.
Palavras Chave
discussão das relações ciências/tecnologias/sociedade mudanças n
discussão das relações ciências/tecnologias/sociedade mudanças n
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio, Ensino Superior, Geral
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio, Ensino Superior, Geral
Área do conteudo
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Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores