Noções e concepções de crianças e adolescentes sobre decompositores: fungos e bactérias.

Título
Noções e concepções de crianças e adolescentes sobre decompositores: fungos e bactérias.
Autor
José Trivelato Júnior
Orientação
Anna Maria Pessoa de Carvalho
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1993
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Identifica e analisa as concepções que crianças e adolescentes entre 7 e 16 anos têm do processo de decomposição de materiais orgânicos, tais como mamão fatiado, mingau de maizena e pão de forma. Procura, por meio de entrevistas clínicas, utilizando um material prático, saber se os entrevistados reconhecem os fungos e bactérias como seres vivos ou não e como justificam tal classificação. Também, se utilizam a idéia de geração espontânea da vida para explicarem o desenvolvimento das colônias desses organismos nos diversos materiais orgânicos, e se reconhecem que os fungos e bactérias realizam o processo de decomposição desses materiais. Procura, ainda, conhecer o desenvolvimento do pensamento biológico relacionado às questões formuladas aos entrevistados. Classifica as respostas em três níveis. No primeiro, estão os indivíduos que não reconhecem o processo de apodrecimento como resultante da ação de seres vivos, pois não identificam as colônias de fungos e bactérias como tais. No segundo, estão os indivíduos que identificam o apodrecimento como conseqüência do desenvolvimento de decompositores, embora não os reconheçam como seres vivos. No terceiro, aqueles que identificam os fungos e bactérias como seres vivos, mas acreditam na sua geração espontânea.
Palavras Chave
decompositores; ensino de ciências; história d

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Educação Ambiental
Foco Temático
Características do Aluno, Organização da Instituição Escolar