Avaliação da eficácia de um curso experimental de licenciatura em Ciências para professores leigos do Estado do Rio de Janeiro.
Título
Avaliação da eficácia de um curso experimental de licenciatura em Ciências para professores leigos do Estado do Rio de Janeiro.
Avaliação da eficácia de um curso experimental de licenciatura em Ciências para professores leigos do Estado do Rio de Janeiro.
Autor
Guiomar Gomes de Carvalho
Guiomar Gomes de Carvalho
Orientação
Não identificado
Não identificado
Instituição
UFRJ
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1978
1978
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Avalia a modalidade de curso de licenciatura para professores leigos, instituída em caráter experimental, em 1972. O curso tem como principal característica a possibilidade de freqüência ao curso dos professores leigos, em serviço, sem afastá-los de sua escolas. Eles cursam a Universidade em 4 períodos consecutivos de férias escolares, perfazendo 800 horas. As outras 800 horas do curso são completadas em serviço, nos períodos em que os professores estão trabalhando em suas escolas. Conclui pela eficácia do curso no que se refere ao desempenho dos professores leigos em situação real de sala de aula e quanto ao rendimento relativo ao conteúdo. Em relação à atitude frente ao magistério, não houve modificação significativa entre as médias obtidas no pré e pós-teste.
Avalia a modalidade de curso de licenciatura para professores leigos, instituída em caráter experimental, em 1972. O curso tem como principal característica a possibilidade de freqüência ao curso dos professores leigos, em serviço, sem afastá-los de sua escolas. Eles cursam a Universidade em 4 períodos consecutivos de férias escolares, perfazendo 800 horas. As outras 800 horas do curso são completadas em serviço, nos períodos em que os professores estão trabalhando em suas escolas. Conclui pela eficácia do curso no que se refere ao desempenho dos professores leigos em situação real de sala de aula e quanto ao rendimento relativo ao conteúdo. Em relação à atitude frente ao magistério, não houve modificação significativa entre as médias obtidas no pré e pós-teste.
Palavras Chave
licenciatura; curso experimental; licenciatura
licenciatura; curso experimental; licenciatura
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas