Análise a nível de especificações para o ensino de Ciências nos livros e textos de Ciências Naturais usados na Colômbia no 1º ano de educação média.

Título
Análise a nível de especificações para o ensino de Ciências nos livros e textos de Ciências Naturais usados na Colômbia no 1º ano de educação média.
Autor
Edith Figueiredo de Urrego
Orientação
Eda Coutinho Barbosa
Instituição
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da
Ano
1979
Cidade / UF
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Trata de uma análise dos livros de texto de Ciências Naturais, usados no 1º ano da Educação Média Colombiana. Estabelece a freqüência e nível das condutas, quanto aos domínios de aprendizagem, que o currículo desenvolvido nestes textos promove nos alunos. Analisa os cinco textos que circulavam no comércio, no momento da pesquisa. Discute cada texto em sua totalidade e, posteriormente, faz comparações entre eles. A análise oferece uma visão global e detalhada das condutas que mais se observam em uma determinada unidade do texto, em todo um texto e no conjunto de textos. Compara o desenvolvimento de cada texto com o programa oficial. Sugere ações a seguir, tanto na reformulação do currículo de Ciências Naturais para a Educação Básica, como na elaboração e experimentação de materiais curriculares, por parte do Ministério da Educação Nacional e editoras colombianas.
Palavras Chave
ensino de ciências; Colômbia;

Classificações

Nível escolar
Os dados são insuficientes para classificação.
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Recursos Didáticos, Formação de Conceitos