Representações conscientes do movimento simultâneo de esfera em trilhos inclinados.
Título
Representações conscientes do movimento simultâneo de esfera em trilhos inclinados.
Representações conscientes do movimento simultâneo de esfera em trilhos inclinados.
Autor
Moacyr Ribeiro do Valle Filho
Moacyr Ribeiro do Valle Filho
Orientação
Griorgio Moscati
Griorgio Moscati
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Ano
1982
1982
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Identifica os níveis de representações conscientes referentes ao fenômeno: "movimento simultâneo de esferas em trilhos inclinados", apresentados por adolescentes e crianças que estão iniciando ou não iniciaram ainda estudos sistemáticos de Física. Utiliza entrevistas organizadas segundo o "Método da Exploração Crítica", onde os sujeitos manipulam o material experimental. Essas entrevistas foram gravadas e analisadas à luz do "Modelo da Tomada de Consciência" de Piaget. Estabelece quatro níveis de representações conscientes. Deste resultado surgem sugestões para um exame das práticas correntes no ensino de Física, sendo levantados novos problemas que podem ser estudados conforme metodologia semelhante. Assegura que os sujeitos não se mostram completamente ingênuos quanto ao fenômeno do movimento simultâneo de esferas em trilhos inclinados, tendo uma representação consciente desse movimento após a entrevista, que pode ser igual ou diferente da representação consciente que tinham antes. Desse modo, no início da ação pedagógica deve-se levar em conta a existência dessa representação consciente dos alunos acerca dos fenômenos.
Identifica os níveis de representações conscientes referentes ao fenômeno: "movimento simultâneo de esferas em trilhos inclinados", apresentados por adolescentes e crianças que estão iniciando ou não iniciaram ainda estudos sistemáticos de Física. Utiliza entrevistas organizadas segundo o "Método da Exploração Crítica", onde os sujeitos manipulam o material experimental. Essas entrevistas foram gravadas e analisadas à luz do "Modelo da Tomada de Consciência" de Piaget. Estabelece quatro níveis de representações conscientes. Deste resultado surgem sugestões para um exame das práticas correntes no ensino de Física, sendo levantados novos problemas que podem ser estudados conforme metodologia semelhante. Assegura que os sujeitos não se mostram completamente ingênuos quanto ao fenômeno do movimento simultâneo de esferas em trilhos inclinados, tendo uma representação consciente desse movimento após a entrevista, que pode ser igual ou diferente da representação consciente que tinham antes. Desse modo, no início da ação pedagógica deve-se levar em conta a existência dessa representação consciente dos alunos acerca dos fenômenos.
Palavras Chave
ensino de física; movimento simultâneo de esferas em trilhos inclinados.
ensino de física; movimento simultâneo de esferas em trilhos inclinados.
Classificações
Nível escolar
Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil
Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Formação de Conceitos
Formação de Conceitos