Análise de um modelo de conceitos espontâneos em cinemática escalar.
Título
Análise de um modelo de conceitos espontâneos em cinemática escalar.
Análise de um modelo de conceitos espontâneos em cinemática escalar.
Autor
Lizete Maria Orquiza de Carvalho
Lizete Maria Orquiza de Carvalho
Orientação
Alberto Villani
Alberto Villani
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Ano
1986
1986
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Analisa, através do Método de Análise de Conteúdo, o modelo de conceitos espontâneos em Cinemática Elementar proposto por E. Saltiel. As principais idéias são: velocidade e movimento são definidos em relação às causas; distância percorrida e trajetória são representadas num espaço absoluto. Apresenta, também, a idéia de que o movimento é qualificado de "aparente" quando não corresponde a uma causa reconhecida. Faz uma tentativa de classificação das respostas fornecidas por alunos segundo o esquema dado pelo modelo. Tal classificação não pôde ser levada a termo devido a dificuldades encontradas. Introduz modificações no esquema de categorias que possibilitaram a classificação das respostas. Conclui que o modelo tornar-se-ia mais adequado aos dados se fosse considerado que a visão que os observadores têm da grandeza é um aspecto da conceituação espontânea, tão relevante quanto o caráter intrínseco da grandeza. Os dados mostraram-se incompatíveis com o modelo somente a nível de sua estrutura. A nível das idéias contidas, a maioria dos dados se mostrou compatível.
Analisa, através do Método de Análise de Conteúdo, o modelo de conceitos espontâneos em Cinemática Elementar proposto por E. Saltiel. As principais idéias são: velocidade e movimento são definidos em relação às causas; distância percorrida e trajetória são representadas num espaço absoluto. Apresenta, também, a idéia de que o movimento é qualificado de "aparente" quando não corresponde a uma causa reconhecida. Faz uma tentativa de classificação das respostas fornecidas por alunos segundo o esquema dado pelo modelo. Tal classificação não pôde ser levada a termo devido a dificuldades encontradas. Introduz modificações no esquema de categorias que possibilitaram a classificação das respostas. Conclui que o modelo tornar-se-ia mais adequado aos dados se fosse considerado que a visão que os observadores têm da grandeza é um aspecto da conceituação espontânea, tão relevante quanto o caráter intrínseco da grandeza. Os dados mostraram-se incompatíveis com o modelo somente a nível de sua estrutura. A nível das idéias contidas, a maioria dos dados se mostrou compatível.
Palavras Chave
análise de conteúdo; Cinemática; Saltiel.
análise de conteúdo; Cinemática; Saltiel.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio, Ensino Superior
Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Formação de Conceitos, Características do Aluno
Formação de Conceitos, Características do Aluno