Representações mentais e conflitos cognitivos: o caso das colisões em Mecânica.
Título
Representações mentais e conflitos cognitivos: o caso das colisões em Mecânica.
Representações mentais e conflitos cognitivos: o caso das colisões em Mecânica.
Autor
Lizete Maria Orquiza de Carvalho
Lizete Maria Orquiza de Carvalho
Orientação
Alberto Villani
Alberto Villani
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1994
1994
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Investiga os conflitos cognitivos e a evolução das representações mentais de estudantes de 2o grau com relação ao estudo de colisões. Apóia-se em modelos de mudança conceitual e em proposições que sugerem que os experimentos são fontes de conflito e, portanto, de desenvolvimento cognitivo. Analisa seis séries de interações instrucionais individuais com estudantes entre 15 e 21 anos. Verifica que a bagagem cognitiva dos estudantes, os experimentos simples e, ainda, as intervenções didáticas da entrevistadora, constituem os fatores fundamentais para o desenvolvimento dos estudantes em direção ao conhecimento científico. Constata que a evolução das representações mentais ocorre através de patamares, resistências e mudanças e ainda, que o conhecimento teórico começa a evoluir apenas depois que o aluno adquire a compreensão experimental. Faz considerações acerca de implicações educacionais, focalizando a busca de ressonâncias entre a iniciativa do professor e a bagagem pessoal do estudante, entre esta última e o conhecimento científico e entre intervenções breves que objetivam problematizar as idéias em estudo de acordo com as possibilidades cognitivas do estudante.
Investiga os conflitos cognitivos e a evolução das representações mentais de estudantes de 2o grau com relação ao estudo de colisões. Apóia-se em modelos de mudança conceitual e em proposições que sugerem que os experimentos são fontes de conflito e, portanto, de desenvolvimento cognitivo. Analisa seis séries de interações instrucionais individuais com estudantes entre 15 e 21 anos. Verifica que a bagagem cognitiva dos estudantes, os experimentos simples e, ainda, as intervenções didáticas da entrevistadora, constituem os fatores fundamentais para o desenvolvimento dos estudantes em direção ao conhecimento científico. Constata que a evolução das representações mentais ocorre através de patamares, resistências e mudanças e ainda, que o conhecimento teórico começa a evoluir apenas depois que o aluno adquire a compreensão experimental. Faz considerações acerca de implicações educacionais, focalizando a busca de ressonâncias entre a iniciativa do professor e a bagagem pessoal do estudante, entre esta última e o conhecimento científico e entre intervenções breves que objetivam problematizar as idéias em estudo de acordo com as possibilidades cognitivas do estudante.
Palavras Chave
Representações mentais e conflitos congnitivos.
Representações mentais e conflitos congnitivos.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio, Ensino Superior
Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método, Formação de Conceitos, Características do Aluno
Conteúdo-Método, Formação de Conceitos, Características do Aluno