Um curso de Biologia universitário utilizando módulos instrucionais.
Título
Um curso de Biologia universitário utilizando módulos instrucionais.
Um curso de Biologia universitário utilizando módulos instrucionais.
Autor
Luis A. Ordónez Carvalho
Luis A. Ordónez Carvalho
Orientação
Luis A. Magalhães
Luis A. Magalhães
Instituição
UNICAMP
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da
Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da
Ano
1980
1980
Cidade / UF
Campinas/SP
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Considera alguns aspectos da situação educacional universitária: a despreocupação e falta de interesse, de boa parte dos professores universitários, pela docência, em virtude de maior dedicação à pesquisa; a baixa utilização de novas metodologias de ensino, centrado principalmente em métodos tradicionais; os alarmantes índices de reprovação nas diversas carreiras universitárias. Salienta a necessidade de se exigir uma maior preocupação, por parte dos docentes, com o ensino profissional, de modo a se conseguir uma preparação mais eficiente dos estudantes em sua carreira profissional. Aborda um aspecto dessa problemática, centrando-se no ensino das Ciências, particularmente da Biologia Básica, oferecida nos primeiros níveis do sistema universitário. Estrutura um curso de Biologia Geral, delineando um programa de acordo com as necessidades da carreira em que se aplicará. Os temas são desenvolvidos, em boa parte, através de módulos instrucionais, realizando-se posteriormente, uma análise dos resultados com a finalidade de se determinar o grau de êxito alcançado nesta aplicação.
Considera alguns aspectos da situação educacional universitária: a despreocupação e falta de interesse, de boa parte dos professores universitários, pela docência, em virtude de maior dedicação à pesquisa; a baixa utilização de novas metodologias de ensino, centrado principalmente em métodos tradicionais; os alarmantes índices de reprovação nas diversas carreiras universitárias. Salienta a necessidade de se exigir uma maior preocupação, por parte dos docentes, com o ensino profissional, de modo a se conseguir uma preparação mais eficiente dos estudantes em sua carreira profissional. Aborda um aspecto dessa problemática, centrando-se no ensino das Ciências, particularmente da Biologia Básica, oferecida nos primeiros níveis do sistema universitário. Estrutura um curso de Biologia Geral, delineando um programa de acordo com as necessidades da carreira em que se aplicará. Os temas são desenvolvidos, em boa parte, através de módulos instrucionais, realizando-se posteriormente, uma análise dos resultados com a finalidade de se determinar o grau de êxito alcançado nesta aplicação.
Palavras Chave
Biologia Geral; Ensino-Aprendzagem; Módulos Instrucionais.
Biologia Geral; Ensino-Aprendzagem; Módulos Instrucionais.
Classificações
Nível escolar
Os dados são insuficientes para classificação.
Os dados são insuficientes para classificação.
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas