Conteúdo científico e problemática educacional na formação do professor de ciência.
Título
Conteúdo científico e problemática educacional na formação do professor de ciência.
Conteúdo científico e problemática educacional na formação do professor de ciência.
Autor
Alberto Villani
Alberto Villani
Orientação
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Instituto de Física
Ano
1988
1988
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Refere-se à formação do professor de Ciência. Propõe que este processo se constitua na passagem de uma visão comum sobre conteúdo científico, ensino, aprendizagem e educação para uma conceituação científica desses mesmos fatores, baseadas em resultados das pesquisas nessas áreas. Após discussões detalhadas sobre Ciência e desenvolvimento científico, concepções espontâneas e projetos de ensino, contribuições metodológicas e enfoques ideológicos, discute o espaço de um currículo moderno de Licenciatura em Ciências, capaz de integrar conteúdo científico e problemática educacional.
Refere-se à formação do professor de Ciência. Propõe que este processo se constitua na passagem de uma visão comum sobre conteúdo científico, ensino, aprendizagem e educação para uma conceituação científica desses mesmos fatores, baseadas em resultados das pesquisas nessas áreas. Após discussões detalhadas sobre Ciência e desenvolvimento científico, concepções espontâneas e projetos de ensino, contribuições metodológicas e enfoques ideológicos, discute o espaço de um currículo moderno de Licenciatura em Ciências, capaz de integrar conteúdo científico e problemática educacional.
Palavras Chave
formação de professores; ciência; ensino; aprendizagem; educação.
formação de professores; ciência; ensino; aprendizagem; educação.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Física, Geral
Física, Geral
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores