A evolução conceitual de alunos submetidos a uma proposta metodológica de ensino na área de Ciências Biológicas.
Título
A evolução conceitual de alunos submetidos a uma proposta metodológica de ensino na área de Ciências Biológicas.
A evolução conceitual de alunos submetidos a uma proposta metodológica de ensino na área de Ciências Biológicas.
Autor
Viviane Galvão Villani
Viviane Galvão Villani
Orientação
João Bosco da Costa Azevedo
João Bosco da Costa Azevedo
Instituição
UNESP
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
1992
1992
Cidade / UF
Marília/SP
Marília/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Analisa a evolução conceitual de estudantes do curso de Fonoaudiologia, os quais se submeteram a uma metodologia de ensino ao cursarem a disciplina, Fisiologia Geral, fundamentada nos pressupostos construtivistas da gênese e evolução do conhecimento e nas teorias de aprendizagem de Piaget, Vygotsky e Ausubel. A metodologia de ensino objetivou facilitar a aprendizagem significativa da forma de funcionamento e controle do organismo humano. Seleciona um "Corpus" de conhecimentos na área de Ciências Biológicas. Identifica as concepções dos estudantes a respeito do "Corpus" de conhecimentos antes e após a implementação da proposta de ensino. Analisa as possíveis relações entre o conhecimento dos estudantes universitários e os aspectos organizacionais dos conteúdos instrucionais dos livros-textos utilizados por eles em nível de 2o grau. Analisa as possíveis relações entre o conhecimento dos estudantes após a implementação da proposta metodológica de ensino e os aspectos organizacionais do programa de ensino da disciplina Fisiologia Geral. Os resultados confirmam o pressuposto construtivista da aquisição do conhecimento humano, segundo o qual os processos de construção e evolução de significados são dependentes do tipo de interação dos sujeitos e o objeto do conhecimento. A investigação evidencia a interferência dos significados espontâneos nos processos de construção e evolução do conhecimento formal sistematizado.
Analisa a evolução conceitual de estudantes do curso de Fonoaudiologia, os quais se submeteram a uma metodologia de ensino ao cursarem a disciplina, Fisiologia Geral, fundamentada nos pressupostos construtivistas da gênese e evolução do conhecimento e nas teorias de aprendizagem de Piaget, Vygotsky e Ausubel. A metodologia de ensino objetivou facilitar a aprendizagem significativa da forma de funcionamento e controle do organismo humano. Seleciona um "Corpus" de conhecimentos na área de Ciências Biológicas. Identifica as concepções dos estudantes a respeito do "Corpus" de conhecimentos antes e após a implementação da proposta de ensino. Analisa as possíveis relações entre o conhecimento dos estudantes universitários e os aspectos organizacionais dos conteúdos instrucionais dos livros-textos utilizados por eles em nível de 2o grau. Analisa as possíveis relações entre o conhecimento dos estudantes após a implementação da proposta metodológica de ensino e os aspectos organizacionais do programa de ensino da disciplina Fisiologia Geral. Os resultados confirmam o pressuposto construtivista da aquisição do conhecimento humano, segundo o qual os processos de construção e evolução de significados são dependentes do tipo de interação dos sujeitos e o objeto do conhecimento. A investigação evidencia a interferência dos significados espontâneos nos processos de construção e evolução do conhecimento formal sistematizado.
Palavras Chave
aprendizagem significativa; aquisição de conhecimento
aprendizagem significativa; aquisição de conhecimento
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método, Formação de Conceitos, Características do Aluno
Conteúdo-Método, Formação de Conceitos, Características do Aluno