A evolução conceitual de alunos submetidos a uma proposta metodológica de ensino na área de Ciências Biológicas.

Título
A evolução conceitual de alunos submetidos a uma proposta metodológica de ensino na área de Ciências Biológicas.
Autor
Viviane Galvão Villani
Orientação
João Bosco da Costa Azevedo
Instituição
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
1992
Cidade / UF
Marília/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Analisa a evolução conceitual de estudantes do curso de Fonoaudiologia, os quais se submeteram a uma metodologia de ensino ao cursarem a disciplina, Fisiologia Geral, fundamentada nos pressupostos construtivistas da gênese e evolução do conhecimento e nas teorias de aprendizagem de Piaget, Vygotsky e Ausubel. A metodologia de ensino objetivou facilitar a aprendizagem significativa da forma de funcionamento e controle do organismo humano. Seleciona um "Corpus" de conhecimentos na área de Ciências Biológicas. Identifica as concepções dos estudantes a respeito do "Corpus" de conhecimentos antes e após a implementação da proposta de ensino. Analisa as possíveis relações entre o conhecimento dos estudantes universitários e os aspectos organizacionais dos conteúdos instrucionais dos livros-textos utilizados por eles em nível de 2o grau. Analisa as possíveis relações entre o conhecimento dos estudantes após a implementação da proposta metodológica de ensino e os aspectos organizacionais do programa de ensino da disciplina Fisiologia Geral. Os resultados confirmam o pressuposto construtivista da aquisição do conhecimento humano, segundo o qual os processos de construção e evolução de significados são dependentes do tipo de interação dos sujeitos e o objeto do conhecimento. A investigação evidencia a interferência dos significados espontâneos nos processos de construção e evolução do conhecimento formal sistematizado.
Palavras Chave
aprendizagem significativa; aquisição de conhecimento

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método, Formação de Conceitos, Características do Aluno