Professores das séries iniciais do primeiro grau: concepções de Saúde e Educação.

Título
Professores das séries iniciais do primeiro grau: concepções de Saúde e Educação.
Autor
Maria Dalva de Barros Carvalho
Orientação
Maria da Graça Nicoletti Mizukami
Instituição
UFSCar
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação e Ciências Humanas
Ano
1992
Cidade / UF
São Carlos/SP
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Estudo analítico-descritivo que investiga as concepções dos professores das séries iniciais do 1º grau, das escolas públicas de Maringá, Paraná, em relação à saúde, à doença, as suas múltiplas influências no ambiente escolar e à ação educativa da escola em saúde. O objeto de preocupação é uma reflexão acerca das concepções dos professores das séries iniciais do 1º grau, já que são os primeiros agentes educacionais a atuarem de modo formal e estruturado com a criança e por serem os principais envolvidos nos cursos de capacitação de Educação em Saúde a serem desenvolvidos nas escolas públicas do Estado do Paraná. A análise dos dados demonstra que: a) a saúde e a doença não são compreendidas pelo professor no seu aspecto orgânico mas relacionadas às conjunturas sócio-econômicas; b) a saúde, doença, desnutrição são fatores intervenientes da aprendizagem e não determinantes; c) existe um certo fatalismo na concepção do professor sobre o fracasso escolar, cuja causa acaba recaindo no aluno e no seu contexto; d) o professor acredita na força de penetração social da escola e na importância do seu papel na saúde escolar; e) a ação conjunta entre os setores da Saúde e da Educação é a maneira mais efetiva de se desenvolver um programa de saúde escolar.
Palavras Chave
Estudo analítico-descritivo primeiro grau professor.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Características do Professor