Professores das séries iniciais do primeiro grau: concepções de Saúde e Educação.
Título
Professores das séries iniciais do primeiro grau: concepções de Saúde e Educação.
Professores das séries iniciais do primeiro grau: concepções de Saúde e Educação.
Autor
Maria Dalva de Barros Carvalho
Maria Dalva de Barros Carvalho
Orientação
Maria da Graça Nicoletti Mizukami
Maria da Graça Nicoletti Mizukami
Instituição
UFSCar
UFSCar
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação e Ciências Humanas
Centro de Educação e Ciências Humanas
Ano
1992
1992
Cidade / UF
São Carlos/SP
São Carlos/SP
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Estudo analítico-descritivo que investiga as concepções dos professores das séries iniciais do 1º grau, das escolas públicas de Maringá, Paraná, em relação à saúde, à doença, as suas múltiplas influências no ambiente escolar e à ação educativa da escola em saúde. O objeto de preocupação é uma reflexão acerca das concepções dos professores das séries iniciais do 1º grau, já que são os primeiros agentes educacionais a atuarem de modo formal e estruturado com a criança e por serem os principais envolvidos nos cursos de capacitação de Educação em Saúde a serem desenvolvidos nas escolas públicas do Estado do Paraná. A análise dos dados demonstra que: a) a saúde e a doença não são compreendidas pelo professor no seu aspecto orgânico mas relacionadas às conjunturas sócio-econômicas; b) a saúde, doença, desnutrição são fatores intervenientes da aprendizagem e não determinantes; c) existe um certo fatalismo na concepção do professor sobre o fracasso escolar, cuja causa acaba recaindo no aluno e no seu contexto; d) o professor acredita na força de penetração social da escola e na importância do seu papel na saúde escolar; e) a ação conjunta entre os setores da Saúde e da Educação é a maneira mais efetiva de se desenvolver um programa de saúde escolar.
Estudo analítico-descritivo que investiga as concepções dos professores das séries iniciais do 1º grau, das escolas públicas de Maringá, Paraná, em relação à saúde, à doença, as suas múltiplas influências no ambiente escolar e à ação educativa da escola em saúde. O objeto de preocupação é uma reflexão acerca das concepções dos professores das séries iniciais do 1º grau, já que são os primeiros agentes educacionais a atuarem de modo formal e estruturado com a criança e por serem os principais envolvidos nos cursos de capacitação de Educação em Saúde a serem desenvolvidos nas escolas públicas do Estado do Paraná. A análise dos dados demonstra que: a) a saúde e a doença não são compreendidas pelo professor no seu aspecto orgânico mas relacionadas às conjunturas sócio-econômicas; b) a saúde, doença, desnutrição são fatores intervenientes da aprendizagem e não determinantes; c) existe um certo fatalismo na concepção do professor sobre o fracasso escolar, cuja causa acaba recaindo no aluno e no seu contexto; d) o professor acredita na força de penetração social da escola e na importância do seu papel na saúde escolar; e) a ação conjunta entre os setores da Saúde e da Educação é a maneira mais efetiva de se desenvolver um programa de saúde escolar.
Palavras Chave
Estudo analítico-descritivo primeiro grau professor.
Estudo analítico-descritivo primeiro grau professor.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor