Como lograr un aprendizaje significativo através de la enseñanza de la Biologia.

Título
Como lograr un aprendizaje significativo através de la enseñanza de la Biologia.
Autor
Luz Olga Perez Villar
Orientação
Alfonso Trujillo Ferrari
Instituição
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da
Ano
1981
Cidade / UF
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Elabora e aplica módulos instrucionais personalizados, relativos a conteúdos de Biologia, a 85 alunas do 1o ano de Educação do Instituto Pedagógico Nacional. Divide os sujeitos em dois grupos: 44 alunas formando o grupo "experimental" (módulos instrucionais) e 41 formando o grupo controle (método tradicional). Conclui que: a) o grupo experimental logra uma porcentagem altamente superior de aprendizagem significativa, em comparação com o segundo grupo; b) o método personalizado por módulos instrucionais facilita o alcance dos objetivos programáticos e objetivos do tema; c) o mesmo método produz uma maior economia de tempo; d) o trabalho em grupo e módulos instrucionais dinamizam o processo de ensino-aprendizagem; e) ocorre um aumento do interesse pelos estudantes, com uma aprendizagem por módulos instrucionais; f) o método proposto proporciona iguais oportunidades de aprendizagem a alunos com ritmos diferentes; g) ocorre uma relação direta entre "status" sócio-econômico e aprendizagem personalizada.
Palavras Chave
Biologia; módulos instrucionais personalizados.

Classificações

Nível escolar
Os dados são insuficientes para classificação.
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método