O ensino de Ciências sob a perspectiva da criatividade: uma análise fenomenológica.
Título
O ensino de Ciências sob a perspectiva da criatividade: uma análise fenomenológica.
O ensino de Ciências sob a perspectiva da criatividade: uma análise fenomenológica.
Autor
Washington Luiz Pacheco de Carvalho
Washington Luiz Pacheco de Carvalho
Orientação
Joel Martins
Joel Martins
Instituição
UNICAMP
UNICAMP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1991
1991
Cidade / UF
Campinas/SP
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Com ênfase à criatividade, interroga o fenômeno “Ensino de Ciências”, vivenciado por professores da rede municipal de ensino de Campinas. Através da análise ideográfica de discursos - obtidos por entrevistas - e da análise nomotética - onde convergências e divergências entre os discursos forma explicitadas -, foram possíveis a reflexão e a aproximação à compreensão do fenômeno interrogado. A má formação dos professores, a falta de sintonia entre partes do sistema educacional - refletindo no trabalho em sala de aula -, o não entendimento da ciência como processo e a falta de abertura de possibilidades que permitam a expressão e a manifestação criativa dos alunos são alguns dos aspectos deste fenômeno, que foram desocultados.
Com ênfase à criatividade, interroga o fenômeno “Ensino de Ciências”, vivenciado por professores da rede municipal de ensino de Campinas. Através da análise ideográfica de discursos - obtidos por entrevistas - e da análise nomotética - onde convergências e divergências entre os discursos forma explicitadas -, foram possíveis a reflexão e a aproximação à compreensão do fenômeno interrogado. A má formação dos professores, a falta de sintonia entre partes do sistema educacional - refletindo no trabalho em sala de aula -, o não entendimento da ciência como processo e a falta de abertura de possibilidades que permitam a expressão e a manifestação criativa dos alunos são alguns dos aspectos deste fenômeno, que foram desocultados.
Palavras Chave
criatividade; ensino de ciências; Campinas.
criatividade; ensino de ciências; Campinas.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método, Características do Professor, Organização da Instituição Escolar
Conteúdo-Método, Características do Professor, Organização da Instituição Escolar