Utilização de materiais de baixo custo no ensino de Química conjugados aos recursos locais disponíveis.

Título
Utilização de materiais de baixo custo no ensino de Química conjugados aos recursos locais disponíveis.
Autor
Gerônimo Wisniewski
Orientação
André Valdir Zunino
Instituição
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Ano
1990
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Em pesquisa do tipo participante/ação em sala de aula, 18 professores de Química do 2o grau operacionalizam Princípios de Procedimentos de Ação Docente (PPADs), associados com o emprego de Materiais de Baixo Custo (MBCS) e conjugado com os Recursos Locais Disponíveis (RLDs), durante um ano. Avalia a inovação no ensino-aprendizagem por meio do paradigma sócio-antropológico da Avaliação Iluminativa. Fundamenta-se em idéias/teorias sobre desenvolvimento curricular e em uma visão de educação problematizadora. Aponta o valor educacional do emprego de MBC/RLDs e conclui que o processo ensino-aprendizagem de Química no 2o grau torna-se mais Heurístico e Problematizador, enfatizando assim o educando como um ser social.
Palavras Chave
ensino-aprendizagem; eurística; ensino de

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Foco Temático
Currículos e Programas