Comparação da eficácia de três procedimentos instrucionais no ensino de dois conceitos de Física.

Título
Comparação da eficácia de três procedimentos instrucionais no ensino de dois conceitos de Física.
Autor
Joaquim Marcial Castillo
Orientação
José Fernando Bittencourt Lomônaco
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Ano
1983
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
No ensino de dois conceitos de Física, investiga a eficiência de três procedimentos instrucionais: a) dedutivo, consistindo na definição do conceito, indicação de seus atributos críticos e apresentação de exemplos e contra-exemplos; b) indutivo, semelhante ao procedimento dedutivo, porém constituído apenas pelas séries de exemplos e contra-exemplos, sendo que a definição e os atributos relevantes do conceito devem ser elaborados pelos alunos após observarem a seqüência instrucional; c) tradicional, semelhante ao comumente empregado pelos professores no ensino de conceitos. Participam dos programas instrucionais 132 alunos do 3o ano secundário de uma escola pública venezuelana, com idades variando entre 13 e 17 anos e pertencentes à classe sócio-econômica média. Os sujeitos foram distribuídos aleatoriamente em seis grupos, a três dos quais se ensinou o conceito de refração da luz e aos demais o de movimento retilíneo uniforme. Todos os alunos responderam a um pré-teste destinado a avaliar seus conhecimentos relativos aos conceitos em questão. Aplica os programas instrucionais, o que determinou três grupos experimentais para cada conceito. Administra um pós-teste imediato e um retardado, realizado seis semanas depois do imediato. Conclui que os três procedimentos foram eficientes tanto na aprendizagem quanto na retenção a longo prazo dos conceitos ensinados. Contudo, o procedimento indutivo se revelou superior aos demais tanto na aprendizagem quanto na retenção a longo prazo. Os procedimentos dedutivo e tradicional mostraram semelhanças, porém o procedimento dedutivo revelou-se superior ao procedimento tradicional.
Palavras Chave
Física; conceito de física; venezuel.;

Classificações

Nível escolar
Os dados são insuficientes para classificação.
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método