Programações curriculares em cursos de Ciências Biológicas : um estudo sobre as tendências epistemológicas dominantes.
Título
Programações curriculares em cursos de Ciências Biológicas : um estudo sobre as tendências epistemológicas dominantes.
Programações curriculares em cursos de Ciências Biológicas : um estudo sobre as tendências epistemológicas dominantes.
Autor
Maria Lúcia Castagna Wortmann
Maria Lúcia Castagna Wortmann
Orientação
Margot Bertoluci Ott
Margot Bertoluci Ott
Instituição
UFRGS
UFRGS
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Ano
1994
1994
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Dois estudos de caso que focalizam programações curriculares de cursos da área biológica desenvolvidos na UFRGS e na Universite Pierre et Marie Curie. Os estudos abrangem uma dimensão epistemológica e histórica e incluem procedimentos da educação comparada. Através deles buscou-se identificar as Metateorias da Ciência e do Currículo que embasam estas programações, as abordagens que fundamentam a proposição do conhecimento biológico por elas veiculado e a natureza dos condicionantes prevalentes. O enfoque metodológico fundamenta-se nas abordagens hermenêutico-dialéticas que objetivam a compreensão dos fenômenos e consideram a possibilidade de alterá-los em função do descontentamento dos interesses dominantes. Utiliza a análise de conteúdo para examinar os documentos e as entrevistas. Também examina "rapport", leis, ofícios, atas, programas de exames, que são confrontados com as programações oficiais. Busca contextualizar as situações e desvelar concepções ocultas às programações. Constata a influência do empirismo lógico na situação brasileira e do pensamento hermenêutico-dialético na situação francesa.
Dois estudos de caso que focalizam programações curriculares de cursos da área biológica desenvolvidos na UFRGS e na Universite Pierre et Marie Curie. Os estudos abrangem uma dimensão epistemológica e histórica e incluem procedimentos da educação comparada. Através deles buscou-se identificar as Metateorias da Ciência e do Currículo que embasam estas programações, as abordagens que fundamentam a proposição do conhecimento biológico por elas veiculado e a natureza dos condicionantes prevalentes. O enfoque metodológico fundamenta-se nas abordagens hermenêutico-dialéticas que objetivam a compreensão dos fenômenos e consideram a possibilidade de alterá-los em função do descontentamento dos interesses dominantes. Utiliza a análise de conteúdo para examinar os documentos e as entrevistas. Também examina "rapport", leis, ofícios, atas, programas de exames, que são confrontados com as programações oficiais. Busca contextualizar as situações e desvelar concepções ocultas às programações. Constata a influência do empirismo lógico na situação brasileira e do pensamento hermenêutico-dialético na situação francesa.
Palavras Chave
currículo; epistemologia; ciência; biológica
currículo; epistemologia; ciência; biológica
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas