Programações curriculares em cursos de Ciências Biológicas : um estudo sobre as tendências epistemológicas dominantes.

Título
Programações curriculares em cursos de Ciências Biológicas : um estudo sobre as tendências epistemológicas dominantes.
Autor
Maria Lúcia Castagna Wortmann
Orientação
Margot Bertoluci Ott
Instituição
UFRGS
Grau de Titulação
Doutorado
Ano
1994
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Dois estudos de caso que focalizam programações curriculares de cursos da área biológica desenvolvidos na UFRGS e na Universite Pierre et Marie Curie. Os estudos abrangem uma dimensão epistemológica e histórica e incluem procedimentos da educação comparada. Através deles buscou-se identificar as Metateorias da Ciência e do Currículo que embasam estas programações, as abordagens que fundamentam a proposição do conhecimento biológico por elas veiculado e a natureza dos condicionantes prevalentes. O enfoque metodológico fundamenta-se nas abordagens hermenêutico-dialéticas que objetivam a compreensão dos fenômenos e consideram a possibilidade de alterá-los em função do descontentamento dos interesses dominantes. Utiliza a análise de conteúdo para examinar os documentos e as entrevistas. Também examina "rapport", leis, ofícios, atas, programas de exames, que são confrontados com as programações oficiais. Busca contextualizar as situações e desvelar concepções ocultas às programações. Constata a influência do empirismo lógico na situação brasileira e do pensamento hermenêutico-dialético na situação francesa.
Palavras Chave
currículo; epistemologia; ciência; biológica

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Currículos e Programas