Projeção e teste de um sistema instrucional de Física para cursos de Zootecnia.
Título
Projeção e teste de um sistema instrucional de Física para cursos de Zootecnia.
Projeção e teste de um sistema instrucional de Física para cursos de Zootecnia.
Autor
Matheus Petricelli Castineira
Matheus Petricelli Castineira
Orientação
Fuad Daher Saad
Fuad Daher Saad
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Ano
1989
1989
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Apresenta uma proposta de um Sistema Instrucional de Física para Cursos de Zootecnia, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP). Faz um breve histórico do surgimento do zootecnista, como um profissional especializado em criação e melhoramento de animais domésticos. Realiza um levantamento da situação do ensino de Física nas escolas de Zootecnia do Brasil e dos documentos que levaram à inclusão da Física no currículo mínimo de Zootecnia. Aponta a necessidade de desenvolvimento de material didático específico e a importância de pesquisar modelos alternativos de ensino. Projeta e avalia um Sistema Instrucional de Física para Cursos de Zootecnia, baseado em módulos instrucionais, compostos de textos, experiências didáticas, livros e artigos científicos, procurando integrar a disciplina de Física às demais do currículo pleno, mediante a seleção criteriosa do conteúdo e a utilização de uma metodologia de ensino centrada no aluno.
Apresenta uma proposta de um Sistema Instrucional de Física para Cursos de Zootecnia, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP). Faz um breve histórico do surgimento do zootecnista, como um profissional especializado em criação e melhoramento de animais domésticos. Realiza um levantamento da situação do ensino de Física nas escolas de Zootecnia do Brasil e dos documentos que levaram à inclusão da Física no currículo mínimo de Zootecnia. Aponta a necessidade de desenvolvimento de material didático específico e a importância de pesquisar modelos alternativos de ensino. Projeta e avalia um Sistema Instrucional de Física para Cursos de Zootecnia, baseado em módulos instrucionais, compostos de textos, experiências didáticas, livros e artigos científicos, procurando integrar a disciplina de Física às demais do currículo pleno, mediante a seleção criteriosa do conteúdo e a utilização de uma metodologia de ensino centrada no aluno.
Palavras Chave
sistema instrucional; zootecnia; USP
sistema instrucional; zootecnia; USP
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas