Alfabetização científica e os museus interativos de ciência.
Título
Alfabetização científica e os museus interativos de ciência.
Alfabetização científica e os museus interativos de ciência.
Autor
Sibele Cazelli
Sibele Cazelli
Orientação
Tânia Dauster
Tânia Dauster
Instituição
PUC-RJ
PUC-RJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Teologia e Ciências Humanas
Centro de Teologia e Ciências Humanas
Ano
1992
1992
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Reflete e interpreta o papel social dos museus interativos de ciência enquanto espaços de educação pública para a ciência e tecnologia e meios para ampliação e o aperfeiçoamento da alfabetização científica da sociedade. Trata do Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, no Rio de Janeiro. A análise da literatura especializada e a realização de uma etnografia das visitas de professores e estudantes - freqüentadores regulares das exposições e atividades educacionais do MAST -, no período de março a novembro de 1991 compõem a fundamentação para pensar a relação entre esse modelo de museu e a alfabetização científica. Trata-se de um estudo exploratório voltado para o estímulo à compreensão da natureza do processo de aprendizagem de ciências em fontes de ensino não sistematizadas.
Reflete e interpreta o papel social dos museus interativos de ciência enquanto espaços de educação pública para a ciência e tecnologia e meios para ampliação e o aperfeiçoamento da alfabetização científica da sociedade. Trata do Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, no Rio de Janeiro. A análise da literatura especializada e a realização de uma etnografia das visitas de professores e estudantes - freqüentadores regulares das exposições e atividades educacionais do MAST -, no período de março a novembro de 1991 compõem a fundamentação para pensar a relação entre esse modelo de museu e a alfabetização científica. Trata-se de um estudo exploratório voltado para o estímulo à compreensão da natureza do processo de aprendizagem de ciências em fontes de ensino não sistematizadas.
Palavras Chave
Museu/escola alfabetização cientifico
Museu/escola alfabetização cientifico
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Organização da Inst. Não-Escolar
Organização da Inst. Não-Escolar