Concepção e contribuições dos/as professores/as das universidades da Grande Porto Alegre sobre Educação para a Saúde e Educação Sexual para a formação de especialistas em Educação.

Título
Concepção e contribuições dos/as professores/as das universidades da Grande Porto Alegre sobre Educação para a Saúde e Educação Sexual para a formação de especialistas em Educação.
Autor
Eva Regina Carrazoni Chagas
Orientação
Claus Dieter Stobaus Stobaus
Instituição
PUC-RS
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
1995
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
A investigação de cunho qualitativo verifica as concepções e contribuições dos/as professores/as das universidades da Grande Porto Alegre sobre Educação para a Saúde e Educação Sexual para a formação de especialistas em Educação. São 10 entrevistados: 8 professoras e 2 professores. No perfil dos/as entrevistados/as destaca-se os que estão na faixa de 39-55 anos, vivendo todos/as a fase evolutiva denominada adultez média. Provêm de diversos cursos de graduação e a maior parte cursou ou cursa algum curso de pós-graduação e/ou segue estudando. Os dados são categorizados tematicamente através da técnica de análise de conteúdo de Bardin. Sobre os aspectos da sexualidade nas disciplinas, destaca a importância da discussão sobre a sexualidade, que vai do geral para o particular, e se os/as alunos/as gostam do assunto. Sobre as concepções de saúde, sexualidade e Educação Sexual, as categorias e seus indicadores ressaltam os temas: saúde, sexualidade, Educação para saúde, e Educação Sexual. Conclui com propostas pedagógicas, incluindo a Educação Sexual na educação formal, e sugere bibliografia sobre os temas.
Palavras Chave
Educação para a saúde; educação sexual; formação

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Conteúdo-Método, Características do Professor