Comparação de dois instrumentos de avaliação: questões objetivas x questões de resposta livre.
Título
Comparação de dois instrumentos de avaliação: questões objetivas x questões de resposta livre.
Comparação de dois instrumentos de avaliação: questões objetivas x questões de resposta livre.
Autor
Attico Inácio Chassot
Attico Inácio Chassot
Orientação
Ray Arthur Chesterfield
Ray Arthur Chesterfield
Instituição
UFRGS
UFRGS
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1976
1976
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Compara dois dos mais usados instrumentos de avaliação da área cognitiva em Química Geral no 3o grau: questões de respostas livres e questões objetivas. A pesquisa foi realizada em uma disciplina de Química Geral de uma Universidade de Porto Alegre, no 1o semestre de 76, onde os alunos de uma das turmas, escolhidos aleatoriamente, foram divididos, também aleatoriamente, em dois grupos. Um dos grupos, grupo Alfa (N=32), fez todas as verificações da disciplina com questões de respostas livres e para o grupo Beta (N=32) foram usadas apenas questões objetivas. No final do semestre, ambos os grupos fizeram uma prova igual, com metade das questões objetivas e metade das questões de respostas livres. Durante o semestre, os dois grupos tiveram todos os demais tratamentos idênticos. Pergunta-se também aos estudantes as preferências pelo tipo de prova, crédito de justiça que votaram a um e outro instrumento de avaliação. Avalia o tempo gasto nas diversas etapas, usando um e outro instrumento de avaliação.
Compara dois dos mais usados instrumentos de avaliação da área cognitiva em Química Geral no 3o grau: questões de respostas livres e questões objetivas. A pesquisa foi realizada em uma disciplina de Química Geral de uma Universidade de Porto Alegre, no 1o semestre de 76, onde os alunos de uma das turmas, escolhidos aleatoriamente, foram divididos, também aleatoriamente, em dois grupos. Um dos grupos, grupo Alfa (N=32), fez todas as verificações da disciplina com questões de respostas livres e para o grupo Beta (N=32) foram usadas apenas questões objetivas. No final do semestre, ambos os grupos fizeram uma prova igual, com metade das questões objetivas e metade das questões de respostas livres. Durante o semestre, os dois grupos tiveram todos os demais tratamentos idênticos. Pergunta-se também aos estudantes as preferências pelo tipo de prova, crédito de justiça que votaram a um e outro instrumento de avaliação. Avalia o tempo gasto nas diversas etapas, usando um e outro instrumento de avaliação.
Palavras Chave
avaliação; questões objetivas; resposta livre.
avaliação; questões objetivas; resposta livre.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método