Para que(m) é útil o nosso ensino de Química.
Título
Para que(m) é útil o nosso ensino de Química.
Para que(m) é útil o nosso ensino de Química.
Autor
Attico Inácio Chassot
Attico Inácio Chassot
Orientação
Laetus Mário Veit
Laetus Mário Veit
Instituição
UFRGS
UFRGS
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Ano
1995
1995
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Procura responder a questão: para que(m) e útil o nosso ensino de Química, a partir de uma análise do ensino de Química, particularizando o ensino médio brasileiro. Apoia a discussão do problema em textos legais, em recomendações oficiais e em livros-textos. A análise é precedida de uma breve apresentação de duas histórias: a história da construção do conhecimento, onde se mostra como a Química passa a ser considerada uma Ciência; a História da Educação, onde se procura verificar quem definiu e como foram definidos os atuais conteúdos tidos como necessários à formação química. No trabalho há uma teorização sobre o significado de ser útil e se conclui que o atual ensino de Química não satisfaz às exigências de uma Educação que responda às necessidades de uma adequada alfabetização científica. Como resposta à necessidade de um ensino menos esotérico, mais prazeroso e mais vinculado com a realidade - mas também preocupado com apropriação do conhecimento formal apresenta-se uma proposta diferenciada para fazer Educação por intermédio da Química.
Procura responder a questão: para que(m) e útil o nosso ensino de Química, a partir de uma análise do ensino de Química, particularizando o ensino médio brasileiro. Apoia a discussão do problema em textos legais, em recomendações oficiais e em livros-textos. A análise é precedida de uma breve apresentação de duas histórias: a história da construção do conhecimento, onde se mostra como a Química passa a ser considerada uma Ciência; a História da Educação, onde se procura verificar quem definiu e como foram definidos os atuais conteúdos tidos como necessários à formação química. No trabalho há uma teorização sobre o significado de ser útil e se conclui que o atual ensino de Química não satisfaz às exigências de uma Educação que responda às necessidades de uma adequada alfabetização científica. Como resposta à necessidade de um ensino menos esotérico, mais prazeroso e mais vinculado com a realidade - mas também preocupado com apropriação do conhecimento formal apresenta-se uma proposta diferenciada para fazer Educação por intermédio da Química.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas