A evolução enquanto um componente metodológico para o ensino de Biologia no 2o grau - Análise da concepção de evolução em livros didáticos.
Título
A evolução enquanto um componente metodológico para o ensino de Biologia no 2o grau - Análise da concepção de evolução em livros didáticos.
A evolução enquanto um componente metodológico para o ensino de Biologia no 2o grau - Análise da concepção de evolução em livros didáticos.
Autor
Graça Aparecida Cicillini
Graça Aparecida Cicillini
Orientação
Décio Pacheco
Décio Pacheco
Instituição
UNICAMP
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1991
1991
Cidade / UF
Campinas-SP/SP
Campinas-SP/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Realiza uma reflexão sobre a metodologia de ensino de Biologia nas escolas públicas de 2º grau. Identifica as relações implícitas ou explícitas que têm sido estabelecidas entre a Biologia como produtora do conhecimento biológico e a Biologia como disciplina do ensino de 2º grau, principalmente no que se refere aos conteúdos que envolvem, direta ou indiretamente, os conceitos de Evolução. A Teoria da Evolução, considerada como um dos princípios ordenadores do conhecimento biológico, traz embutida em si características que podem ser exploradas no ensino de 2º grau, como, por exemplo, historicidade e dimensão temporal. Sendo assim, verifica de que maneira os livros didáticos de Biologia usualmente utilizados no ensino de 2º grau tratam a Teoria da Evolução enquanto um princípio ordenador dos conteúdos biológicos e, conseqüentemente, como um componente metodológico deste ensino, na medida em que o conhecimento biológico tem na Teoria da Evolução o seu princípio ordenador
Realiza uma reflexão sobre a metodologia de ensino de Biologia nas escolas públicas de 2º grau. Identifica as relações implícitas ou explícitas que têm sido estabelecidas entre a Biologia como produtora do conhecimento biológico e a Biologia como disciplina do ensino de 2º grau, principalmente no que se refere aos conteúdos que envolvem, direta ou indiretamente, os conceitos de Evolução. A Teoria da Evolução, considerada como um dos princípios ordenadores do conhecimento biológico, traz embutida em si características que podem ser exploradas no ensino de 2º grau, como, por exemplo, historicidade e dimensão temporal. Sendo assim, verifica de que maneira os livros didáticos de Biologia usualmente utilizados no ensino de 2º grau tratam a Teoria da Evolução enquanto um princípio ordenador dos conteúdos biológicos e, conseqüentemente, como um componente metodológico deste ensino, na medida em que o conhecimento biológico tem na Teoria da Evolução o seu princípio ordenador
Palavras Chave
Teoria da Evolução; Ensino-Aprendizagem; Livros Didáticos.
Teoria da Evolução; Ensino-Aprendizagem; Livros Didáticos.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos