A formação de professores na Habilitação Específica do Magistério da rede pública na região central do Estado de São Paulo no início dos anos 90: focalizando o ensino da Biologia.
Título
A formação de professores na Habilitação Específica do Magistério da rede pública na região central do Estado de São Paulo no início dos anos 90: focalizando o ensino da Biologia.
A formação de professores na Habilitação Específica do Magistério da rede pública na região central do Estado de São Paulo no início dos anos 90: focalizando o ensino da Biologia.
Autor
Rubens César Colacino
Rubens César Colacino
Orientação
Alda Junqueira Marin
Alda Junqueira Marin
Instituição
UNESP
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Filosofia e Ciências
Faculdade de Filosofia e Ciências
Ano
1994
1994
Cidade / UF
Marília/SP
Marília/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Estudo de caso que objetiva verificar em que condições o ensino da Biologia é ministrado nas Escolas de Formação de Professores - Habilitação Específica para o Magistério (HEM), das séries iniciais, nas escolas públicas do Estado de São Paulo, em corte feito para duas unidades da sua região central. Faz algumas ponderações acerca do contexto e da situação da educação no Brasil, segundo algumas fontes disponíveis, em fase de levantamento bibliográfico e leituras preliminares, permitindo igualmente delinear o estudo enfocado, bem como permitir verificar o ensino de Ciências nas séries iniciais, onde se insere a disciplina de Biologia. Procura, por outro lado, traçar alguns componentes do perfil do professor dessas escolas, apresentar e discutir a temática sobre os componentes curriculares, a didática e a metodologia na área, ao lado da orientação oficial. Traça considerações entre o ensino da Biologia e sua interface com a disciplina Conteúdo e Metodologia do Ensino de Ciências, que se mostraram bastante sensíveis e expressivas. Por fim, formula algumas considerações necessárias, bem como algumas sugestões de praxe sobre as questões levantadas.
Estudo de caso que objetiva verificar em que condições o ensino da Biologia é ministrado nas Escolas de Formação de Professores - Habilitação Específica para o Magistério (HEM), das séries iniciais, nas escolas públicas do Estado de São Paulo, em corte feito para duas unidades da sua região central. Faz algumas ponderações acerca do contexto e da situação da educação no Brasil, segundo algumas fontes disponíveis, em fase de levantamento bibliográfico e leituras preliminares, permitindo igualmente delinear o estudo enfocado, bem como permitir verificar o ensino de Ciências nas séries iniciais, onde se insere a disciplina de Biologia. Procura, por outro lado, traçar alguns componentes do perfil do professor dessas escolas, apresentar e discutir a temática sobre os componentes curriculares, a didática e a metodologia na área, ao lado da orientação oficial. Traça considerações entre o ensino da Biologia e sua interface com a disciplina Conteúdo e Metodologia do Ensino de Ciências, que se mostraram bastante sensíveis e expressivas. Por fim, formula algumas considerações necessárias, bem como algumas sugestões de praxe sobre as questões levantadas.
Palavras Chave
educação brasileira, escola pública.
educação brasileira, escola pública.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas