Testes com referência a critério para medir competências básicas de Ciências Físicas e Biológicas na 4ª série do 1º grau.
Título
Testes com referência a critério para medir competências básicas de Ciências Físicas e Biológicas na 4ª série do 1º grau.
Testes com referência a critério para medir competências básicas de Ciências Físicas e Biológicas na 4ª série do 1º grau.
Autor
Maria do Rosário Costa
Maria do Rosário Costa
Orientação
Lígia Gomes Elliot
Lígia Gomes Elliot
Instituição
UFRJ
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1983
1983
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Define competências básicas de Ciências Físicas e Biológicas a serem dominadas por alunos da 4ª série do 1º grau e constrói testes com referência a critério (TRC) para medir essas competências. Na primeira etapa do estudo, foram validadas competências básicas, três das quais foram mensuradas por meio de TRC: descrição de fenômenos científicos, interpretação de experimentação e interpretação de situações que envolvem fenômenos científicos. Aplica os testes a 223 alunos novatos da 5ª série do 1º grau de seis escolas estaduais de Belo Horizonte. Calcula a fidedignidade dos testes pelo estimador K1 de Huynh (1976), que informa com que consistência o examinado se coloca nas posições de domínio ou não domínio das competências mensuradas. Aponta que os testes atingiram índice de fidedignidade muito baixo, o que provavelmente é devido ao fato de o ensino das competências não ter ocorrido antes da testagem com o estimador K1. Os resultados da aplicação dos TRC evidenciaram que os examinados não dominam as competências mensuradas nos níveis mínimos de proficiência propostos no estudo, possivelmente, por não terem recebido instrução específica para o domínio dessas competências.
Define competências básicas de Ciências Físicas e Biológicas a serem dominadas por alunos da 4ª série do 1º grau e constrói testes com referência a critério (TRC) para medir essas competências. Na primeira etapa do estudo, foram validadas competências básicas, três das quais foram mensuradas por meio de TRC: descrição de fenômenos científicos, interpretação de experimentação e interpretação de situações que envolvem fenômenos científicos. Aplica os testes a 223 alunos novatos da 5ª série do 1º grau de seis escolas estaduais de Belo Horizonte. Calcula a fidedignidade dos testes pelo estimador K1 de Huynh (1976), que informa com que consistência o examinado se coloca nas posições de domínio ou não domínio das competências mensuradas. Aponta que os testes atingiram índice de fidedignidade muito baixo, o que provavelmente é devido ao fato de o ensino das competências não ter ocorrido antes da testagem com o estimador K1. Os resultados da aplicação dos TRC evidenciaram que os examinados não dominam as competências mensuradas nos níveis mínimos de proficiência propostos no estudo, possivelmente, por não terem recebido instrução específica para o domínio dessas competências.
Palavras Chave
Competências; Ciências Físicas e Biológicas; Séries Iniciais.
Competências; Ciências Físicas e Biológicas; Séries Iniciais.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Características do Aluno
Características do Aluno