A Geologia introdutória dos livros didáticos no Brasil - um estudo da coerência interna dos textos através do conceito de geossinclinal.

Título
A Geologia introdutória dos livros didáticos no Brasil - um estudo da coerência interna dos textos através do conceito de geossinclinal.
Autor
Carlos Alberto Lobão da Silveira Cunha
Orientação
Rosália Maria de Aragão
Instituição
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1986
Cidade / UF
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Examina os livros didáticos adotados em Geologia Introdutória no país, no que se refere à sua coerência interna. Os textos foram examinados a partir de seus conteúdos sobre objeto de investigação, método e objeto da Geologia, verificando-se suas utilizações no conceito de geossinclinal. Procura: a) identificar as obras didáticas efetivamente adotadas em Geologia Introdutória, no país; b) identificar a caracterização explicitada pelos autores dos conteúdos de objeto de investigação, método e objeto de estudo da Geologia; c) comparar as obras entre si, em relação aos seus conteúdos de objeto de investigação, método e objeto de estudo em Geologia; d) identificar parâmetros para análise do interior das obras; e) analisar a presença desses parâmetros nos textos através do conceito de geossinclinal; f) comparar as obras entre si, em relação à utilização dos referidos parâmetros nos respectivos desenvolvimentos do conceito de geossinclinal.
Palavras Chave
livro didático; Geologia; geossinclinal.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Geociências
Foco Temático
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos