A Geologia introdutória dos livros didáticos no Brasil - um estudo da coerência interna dos textos através do conceito de geossinclinal.
Título
A Geologia introdutória dos livros didáticos no Brasil - um estudo da coerência interna dos textos através do conceito de geossinclinal.
A Geologia introdutória dos livros didáticos no Brasil - um estudo da coerência interna dos textos através do conceito de geossinclinal.
Autor
Carlos Alberto Lobão da Silveira Cunha
Carlos Alberto Lobão da Silveira Cunha
Orientação
Rosália Maria de Aragão
Rosália Maria de Aragão
Instituição
UNICAMP
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1986
1986
Cidade / UF
Campinas/SP
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Examina os livros didáticos adotados em Geologia Introdutória no país, no que se refere à sua coerência interna. Os textos foram examinados a partir de seus conteúdos sobre objeto de investigação, método e objeto da Geologia, verificando-se suas utilizações no conceito de geossinclinal. Procura: a) identificar as obras didáticas efetivamente adotadas em Geologia Introdutória, no país; b) identificar a caracterização explicitada pelos autores dos conteúdos de objeto de investigação, método e objeto de estudo da Geologia; c) comparar as obras entre si, em relação aos seus conteúdos de objeto de investigação, método e objeto de estudo em Geologia; d) identificar parâmetros para análise do interior das obras; e) analisar a presença desses parâmetros nos textos através do conceito de geossinclinal; f) comparar as obras entre si, em relação à utilização dos referidos parâmetros nos respectivos desenvolvimentos do conceito de geossinclinal.
Examina os livros didáticos adotados em Geologia Introdutória no país, no que se refere à sua coerência interna. Os textos foram examinados a partir de seus conteúdos sobre objeto de investigação, método e objeto da Geologia, verificando-se suas utilizações no conceito de geossinclinal. Procura: a) identificar as obras didáticas efetivamente adotadas em Geologia Introdutória, no país; b) identificar a caracterização explicitada pelos autores dos conteúdos de objeto de investigação, método e objeto de estudo da Geologia; c) comparar as obras entre si, em relação aos seus conteúdos de objeto de investigação, método e objeto de estudo em Geologia; d) identificar parâmetros para análise do interior das obras; e) analisar a presença desses parâmetros nos textos através do conceito de geossinclinal; f) comparar as obras entre si, em relação à utilização dos referidos parâmetros nos respectivos desenvolvimentos do conceito de geossinclinal.
Palavras Chave
livro didático; Geologia; geossinclinal.
livro didático; Geologia; geossinclinal.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Geociências
Geociências
Foco Temático
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos