"Alfabetização técnica" na disciplina de Física: uma experiência educacional dialógica.
Título
"Alfabetização técnica" na disciplina de Física: uma experiência educacional dialógica.
"Alfabetização técnica" na disciplina de Física: uma experiência educacional dialógica.
Autor
Fábio da Purificação Bastos
Fábio da Purificação Bastos
Orientação
Maria Oly Pey
Maria Oly Pey
Instituição
UFSC
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Centro de Ciências da Educação
Ano
1990
1990
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Desenvolve uma experiência educacional dialógica na disciplina de Física, na 3a série do 2o grau, de uma escola pública, período noturno, majoritariamente com alunos-trabalhadores. A proposta, centrada na temática da eletricidade, foi apoiada na experiência de “alfabetização técnica” desenvolvida pelo professor Maurice Bazin e na concepção educacional do professor Paulo Freire, operacionalizando estas idéias no espaço escolar institucionalizado, como alternativa para intervenção curricular transformadora no ensino de ciências naturais.
Desenvolve uma experiência educacional dialógica na disciplina de Física, na 3a série do 2o grau, de uma escola pública, período noturno, majoritariamente com alunos-trabalhadores. A proposta, centrada na temática da eletricidade, foi apoiada na experiência de “alfabetização técnica” desenvolvida pelo professor Maurice Bazin e na concepção educacional do professor Paulo Freire, operacionalizando estas idéias no espaço escolar institucionalizado, como alternativa para intervenção curricular transformadora no ensino de ciências naturais.
Palavras Chave
alfabetização técnica; física; dialógica
alfabetização técnica; física; dialógica
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas