"Alfabetização técnica" na disciplina de Física: uma experiência educacional dialógica.

Título
"Alfabetização técnica" na disciplina de Física: uma experiência educacional dialógica.
Autor
Fábio da Purificação Bastos
Orientação
Maria Oly Pey
Instituição
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Ano
1990
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Desenvolve uma experiência educacional dialógica na disciplina de Física, na 3a série do 2o grau, de uma escola pública, período noturno, majoritariamente com alunos-trabalhadores. A proposta, centrada na temática da eletricidade, foi apoiada na experiência de “alfabetização técnica” desenvolvida pelo professor Maurice Bazin e na concepção educacional do professor Paulo Freire, operacionalizando estas idéias no espaço escolar institucionalizado, como alternativa para intervenção curricular transformadora no ensino de ciências naturais.
Palavras Chave
alfabetização técnica; física; dialógica

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Currículos e Programas