Vetor velocidade angular - um estudo de aspectos tridimensionais envolvidos em sua conceituação.
Título
Vetor velocidade angular - um estudo de aspectos tridimensionais envolvidos em sua conceituação.
Vetor velocidade angular - um estudo de aspectos tridimensionais envolvidos em sua conceituação.
Autor
Sônia Maria Dion
Sônia Maria Dion
Orientação
Jesuína Lopes de Almeida Pacca
Jesuína Lopes de Almeida Pacca
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Ano
1992
1992
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Parte das dificuldades no ensino-aprendizagem de conceitos de rotação, particularmente as que dizem respeito à atribuição de um vetor para se caracterizar a velocidade angular. Seu desenvolvimento se faz a partir de informações extraídas da própria conceituação física daquela grandeza, da concepção espontânea dos estudantes e da história da matemática que levou à construção de vetores. Identifica, nas concepções dos estudantes, aquilo que é compatível e também aquilo que não é compatível com esta conceituação. Ao mesmo tempo, estudando a história da representação vetorial, procura compreender como as dificuldades na aprendizagem dos conceitos de rotação podem estar associadas a dificuldades de concepção do conceito de vetor e do produto vetorial, operação empregada na descrição de rotações. Fornece alguns subsídios para auxiliar o planejamento pedagógico do conteúdo de rotações.
Parte das dificuldades no ensino-aprendizagem de conceitos de rotação, particularmente as que dizem respeito à atribuição de um vetor para se caracterizar a velocidade angular. Seu desenvolvimento se faz a partir de informações extraídas da própria conceituação física daquela grandeza, da concepção espontânea dos estudantes e da história da matemática que levou à construção de vetores. Identifica, nas concepções dos estudantes, aquilo que é compatível e também aquilo que não é compatível com esta conceituação. Ao mesmo tempo, estudando a história da representação vetorial, procura compreender como as dificuldades na aprendizagem dos conceitos de rotação podem estar associadas a dificuldades de concepção do conceito de vetor e do produto vetorial, operação empregada na descrição de rotações. Fornece alguns subsídios para auxiliar o planejamento pedagógico do conteúdo de rotações.
Palavras Chave
velocidade angular; conceituação; física; concepções; espontânea.
velocidade angular; conceituação; física; concepções; espontânea.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Formação de Conceitos, Características do Aluno
Formação de Conceitos, Características do Aluno