Vetor velocidade angular - um estudo de aspectos tridimensionais envolvidos em sua conceituação.

Título
Vetor velocidade angular - um estudo de aspectos tridimensionais envolvidos em sua conceituação.
Autor
Sônia Maria Dion
Orientação
Jesuína Lopes de Almeida Pacca
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Ano
1992
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Parte das dificuldades no ensino-aprendizagem de conceitos de rotação, particularmente as que dizem respeito à atribuição de um vetor para se caracterizar a velocidade angular. Seu desenvolvimento se faz a partir de informações extraídas da própria conceituação física daquela grandeza, da concepção espontânea dos estudantes e da história da matemática que levou à construção de vetores. Identifica, nas concepções dos estudantes, aquilo que é compatível e também aquilo que não é compatível com esta conceituação. Ao mesmo tempo, estudando a história da representação vetorial, procura compreender como as dificuldades na aprendizagem dos conceitos de rotação podem estar associadas a dificuldades de concepção do conceito de vetor e do produto vetorial, operação empregada na descrição de rotações. Fornece alguns subsídios para auxiliar o planejamento pedagógico do conteúdo de rotações.
Palavras Chave
velocidade angular; conceituação; física; concepções; espontânea.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Formação de Conceitos, Características do Aluno