O método Keller e sua aplicação no ensino de Física Geral na universidade.

Título
O método Keller e sua aplicação no ensino de Física Geral na universidade.
Autor
Paulo Henrique Dionísio
Orientação
Fernando C. Zawislak
Instituição
UFRGS
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Ano
1976
/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Analisa o método Keller como uma possível solução para os problemas do ensino de Física na Universidade. Descreve o sistema e expõe sua fundamentação teórica, com base nos princípios da Teoria do Reforço. Apresenta ainda uma experiência em que se comparam alunos submetidos ao método Keller e ao ensino convencional por aulas expositivas, quanto aos seguintes aspectos: nível de aquisição de conhecimento, retenção dos conhecimentos adquiridos, índice de aprovação, índice de desistências, atitude perante a Física e opinião sobre o curso. Conclui que não ocorre melhoria apreciável nos níveis de aprendizagem e de retenção com o método Keller, embora haja um aumento no índice de aprovação. Os alunos mostram-se, em geral, favoráveis ao novo sistema de ensino, embora declarem despender mais tempo no estudo de Física, o que, em alguns casos, pode ter prejudicado o desempenho em outras disciplinas. Observa, ainda, que o sistema, da forma como vem sendo usado, prende demasiadamente o aluno ao livro de texto, não estimulando a pesquisa por conta própria em outras fontes de informação. Considera que o método Keller é uma alternativa válida para o ensino. Ao optar pelo novo sistema, o professor deve levar em conta a disponibilidade de tempo e de recursos para a produção do material necessário, bem como a existência de monitores em número suficiente.
Palavras Chave
método Keller; Física Geral; Teoria do reforço.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método