A formação de conhecimento físico - um estudo de causalidade em J. Piaget.
Título
A formação de conhecimento físico - um estudo de causalidade em J. Piaget.
A formação de conhecimento físico - um estudo de causalidade em J. Piaget.
Autor
Dominique Colinvaux de Domingues
Dominique Colinvaux de Domingues
Orientação
Franco L.P. Seminerio
Franco L.P. Seminerio
Instituição
FGV
FGV
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Estudos Avançados em Educação
Instituto de Estudos Avançados em Educação
Ano
1987
1987
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
No contexto dos estudos psicogenéticos de J. Piaget, as investigações sobre o conhecimento físico abrangem diferentes temas, oriundos predominantemente da mecânica clássica. Há, no entanto, um tema específico que, ainda no contexto dos estudos psicogenéticos, é abordado de forma circunscrita: a causalidade, ou explicação causal, que é entendida por Piaget como sinônimo do conhecimento físico. Este ensaio parte, em uma primeira etapa, dos três textos por ele escritos sobre este tema: La causalité physique chez lenfant (1927); Le développement de la causalité sensori-motrice, analisado em La constriction du réel chez lenfant (1937); e Les explications causales (1971). Depreende a origem e evolução de alguns conceitos básicos de seu modelo teórico, bem como os limites de uma psicologia cognitiva que se volta para o estudo do sujeito epistêmico. Acrescenta observações e comentários críticos, originados de pesquisas atuais que, desenvolvidas no contexto do ensino e aprendizagem de Física, focalizam as concepções espontâneas ou alternativas em Mecânica. Finalmente, aborda o tema da formação do conhecimento físico, a partir da perspectiva de uma psicologia cognitiva, baseada em uma análise crítica dos estudos de J. Piaget.
No contexto dos estudos psicogenéticos de J. Piaget, as investigações sobre o conhecimento físico abrangem diferentes temas, oriundos predominantemente da mecânica clássica. Há, no entanto, um tema específico que, ainda no contexto dos estudos psicogenéticos, é abordado de forma circunscrita: a causalidade, ou explicação causal, que é entendida por Piaget como sinônimo do conhecimento físico. Este ensaio parte, em uma primeira etapa, dos três textos por ele escritos sobre este tema: La causalité physique chez lenfant (1927); Le développement de la causalité sensori-motrice, analisado em La constriction du réel chez lenfant (1937); e Les explications causales (1971). Depreende a origem e evolução de alguns conceitos básicos de seu modelo teórico, bem como os limites de uma psicologia cognitiva que se volta para o estudo do sujeito epistêmico. Acrescenta observações e comentários críticos, originados de pesquisas atuais que, desenvolvidas no contexto do ensino e aprendizagem de Física, focalizam as concepções espontâneas ou alternativas em Mecânica. Finalmente, aborda o tema da formação do conhecimento físico, a partir da perspectiva de uma psicologia cognitiva, baseada em uma análise crítica dos estudos de J. Piaget.
Palavras Chave
j. peaget; conhecimento físico; causalidade
j. peaget; conhecimento físico; causalidade
Classificações
Nível escolar
Geral
Geral
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Formação de Conceitos
Formação de Conceitos