Perfil de competências do professor de Ciências Naturais a nível secundário do Departamento de Cusco, Peru.
Título
Perfil de competências do professor de Ciências Naturais a nível secundário do Departamento de Cusco, Peru.
Perfil de competências do professor de Ciências Naturais a nível secundário do Departamento de Cusco, Peru.
Autor
Elizabeth Dueñas Peña
Elizabeth Dueñas Peña
Orientação
Ediruald de Mello
Ediruald de Mello
Instituição
UnB
UnB
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1982
1982
Cidade / UF
Brasília/DF
Brasília/DF
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Estudo motivado pela necessidade de conhecer que competências deve possuir o professor de Ciências Naturais a nível de educação secundária, do Departamento de Cusco - Peru, para o desempenho adequado de suas funções, e de saber em que medida existe adequação entre a preparação profissional dos professores de Ciências Naturais, egressos do Programa Acadêmico de Educação da Universidade San Antônio Abad del Cusco, com as funções que realmente desempenham em seu trabalho. Caracteriza um perfil profissiográfico real e ideal do professor de Ciências Naturais sob a forma de competências, que fornecerá informações às instituições formadoras de professores, especialmente para uma reformulação curricular na futura Faculdade de Educação da UNSAAC, de acordo com a atual Lei de Educação. Conclui que não existe discrepância entre as percepções do Diretor e do Professor quanto ao perfil ideal. O professor de Ciências Naturais utiliza, freqüentemente, a grande maioria das competências estudadas, com exceção das competências de especialidade, em que se nota uma diferença na intensidade da utilização por parte das subpopulações de professores.
Estudo motivado pela necessidade de conhecer que competências deve possuir o professor de Ciências Naturais a nível de educação secundária, do Departamento de Cusco - Peru, para o desempenho adequado de suas funções, e de saber em que medida existe adequação entre a preparação profissional dos professores de Ciências Naturais, egressos do Programa Acadêmico de Educação da Universidade San Antônio Abad del Cusco, com as funções que realmente desempenham em seu trabalho. Caracteriza um perfil profissiográfico real e ideal do professor de Ciências Naturais sob a forma de competências, que fornecerá informações às instituições formadoras de professores, especialmente para uma reformulação curricular na futura Faculdade de Educação da UNSAAC, de acordo com a atual Lei de Educação. Conclui que não existe discrepância entre as percepções do Diretor e do Professor quanto ao perfil ideal. O professor de Ciências Naturais utiliza, freqüentemente, a grande maioria das competências estudadas, com exceção das competências de especialidade, em que se nota uma diferença na intensidade da utilização por parte das subpopulações de professores.
Palavras Chave
Ciências Naturais; Peru; professor.
Ciências Naturais; Peru; professor.
Classificações
Nível escolar
Os dados são insuficientes para classificação.
Os dados são insuficientes para classificação.
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Formação de Professores, Características do Professor
Formação de Professores, Características do Professor